Getrin6 - Perfil dos Gestores Regionais

Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro:

Desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia

Desembargador Paulo Alcantara

Natural do Recife, é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação em Direito do Trabalho (Unicap) e em Educação, com especialização na Formação de Educadores, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Mestre em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Com trabalhos acadêmicos publicados e prêmios recebidos em concursos de monografia jurídica, lecionou Direito Individual do Trabalho, na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape); Direito Processual do Trabalho, Direito Individual do Trabalho e Didática de Ensino e Metodologia de Estudo, no Complexo Educacional de Ensino e Pesquisa do Bureau Jurídico; e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, na graduação e pós-graduação da Faculdade Maurício de Nassau.

Foi professor convidado de pós-graduação das instituições: Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal); Centro Universitário de Ciências Jurídicas; Centro de Estudos Superiores de Maceió; Faculdade de Natal/RN; Centro Educacional Potiguar Ltda.; Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), em Caruaru; e Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal).

Em 1988, tomou posse como juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), sendo titular das Varas do Trabalho de Penedo/AL, Salgueiro, Barreiros, Belo Jardim, 2ª de Jaboatão dos Guararapes, 11ª do Recife e Limoeiro. Em 2014, foi promovido a desembargador do TRT-PE, onde compõe a 4ª Turma e é vice-diretor da Escola Judicial.

Juiz Milton Gouveia

Natural de Tacaimbó/Pe, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, pela Escola Superior da  Magistratura Trabalhista (Esmatra) e pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Pernambuco (Esmape), com extensão jurídica em Processo Civil, Processo Penal, Direito Penal, Direito Comercial e Direito Eleitoral.

É juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) desde 1988, atuando como titular da 6ª Vara do Trabalho (VT) do Recife, desde 1993. Na corte, é ex-componente do Conselho Editorial da Revista do TRT-PE e ex-diretor do Fórum Trabalhista do Recife (2014-2015). Atualmente, é magistrado convocado para Gabinete de desembargador e também é gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Foi presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da Sexta Região (AmatraVI), no biênio 1992/1994; Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco e diretor jurídico da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB). Advogou durante 14 anos, sendo responsável pelo Departamento Jurídico do Grupo Consórcio Nacional Coperkar e assessor jurídico da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco. Também atuou como relator/instrutor na Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE).

É professor assistente das disciplinas Direito do Trabalho e Prática do Processo do Trabalho da Faculdade de Direito de Caruaru/PE, já tendo lecionado Processo e Direito do Trabalho, no Bureau Jurídico; e Direito Processual do Trabalho, na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), onde foi membro do Conselho Técnico e coordenador da Área de Direito Processual e Prática Forense do Trabalho.