Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

SERVIDORES APRENDEM TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES

foto Stela Marys

Servidores tiveram aulas teóricas e práticas sobre elaboração de documentos

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal, por meio da Seção de Capacitação, realizou, nos dias 7 e 8 de abril, o Workshop Elaboração de Relatórios e Pareceres para Órgãos Públicos. A capacitação aconteceu na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJTRT6), na Encruzilhada.

O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes informações sobre novas técnicas redacionais, eliminando vícios de linguagem, melhorando o padrão de clareza e legibilidade, além de padronizar a redação, produzindo, assim, resultados com mais qualidade.

O curso ofereceu 15 vagas direcionadas ao preenchimento das lacunas de competência (GAPs) identificadas na avaliação dos servidores e outras 10, destinadas a servidores lotados em gabinetes. As aulas foram ministradas pelo consultor e professor José Paulo Moreira, graduado em Letras, pós-graduado em Comunicação e autor do Livro "Como escrever melhor”, publicado pela Conexxões Educação.

Para o consultor, atualmente as mudanças nessa área são maiores e mais rápidas, exigindo novas técnicas e processos modernos de elaboração de relatórios e pareceres. “Os alunos têm uma excelente formação e um desejo grande de aprender, facilitando nosso trabalho. No curso, derrubamos paradigmas e modelos para tornar a escrita desses documentos mais objetiva”, comentou o professor.

Durante a capacitação, em um primeiro momento, os participantes tiveram conceitos de clareza, concisão, objetividade e funcionalidade de textos. Depois, eles puderam praticar a teoria aprendida em sala, quando reuniram-se em grupos, no laboratório  da escola, para elaborarem modelos de documentos.