Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA NAS ESCOLAS DO RECIFE


Trabalho, Justiça e Cidadania estimula criatividade dos estudantes

O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) inicia nova fase de atividades. O programa, coordenado pela Associação dos Magistrados do Trabalho de Pernambuco (Amatra 6) e com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), promove atividades entre magistrados trabalhistas e estudantes de escolas públicas da Zona Norte do Recife. A primeira reunião será nesta terça-feira (12), a partir das 15h, na Escola São José Sport Club, localizada no bairro de Nova Descoberta. Na quarta (13), o TJC vai ao Alto do Pascoal, em encontro na Escola Gabriela Mistral. Ainda há três visitas agendadas até início de setembro
 
 
Estudantes apresentam atividades sobre temas debatidos nos encontros
 
Durante as visitas, os magistrados dedicam uma tarde para esclarecer questionamentos e orientar jovens sobre temas do universo trabalhista, desde direitos e legislação até informações sobre ética e cidadania. Em 2014, os encontros também reforçam a importância da liberdade de expressão e de respeito ao outro em lembrança aos 50 anos do Golpe Militar, com apoio de setores da sociedade, no Brasil. O TJC é um projeto social da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) realizado, no Brasil, há nove anos. Em Pernambuco, as atividades foram iniciadas em 2006.
 
Peças de teatro, jograis e danças fazem parte dos encontros do TJC
 
Além de conhecimento, o TJC incentiva a realização de atividades culturais. As escolas realizam apresentações teatrais sobre os temas propostos para o encontro. As melhores são premiadas no encerramento da atividade em novembro. O objetivo da ação é ajudar a formar jovens cidadãos preparados para a vida em sociedade e também para o mundo profissional, como destaca a coordenadora estadual do Programa, a juíza Carmen Richlin. “É preciso fazer com que os jovens de hoje sejam, amanhã, detentores da cidadania, conscientes de seus deveres e direitos na sociedade”, aponta a magistrada.
 
Magistrados Trabalhistas voltam à sala de aula para conversar com estudantes 
 
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
 
12/8 – TJC na Escola São José Sport Club (Nova Descoberta), às 15h.
13/8 – TJC na Escola Gabriela Mistral (Alto do Pascoal), às 15h.
19/8 – TJC na EREM Aníbal Fernandes (Santo Amaro), às 15h.
26/8 – TJC na Escola Pedro Augusto Carneiro Leão (Fundão), às 15h.
02/9 – TJC na EREM Ageu Magalhães (Casa Amarela), às 15h.
 
06/11 – Encerramento do TJC 2014, na Sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), localizada na Avenida Cruz Cabugá, 747, bairro de Santo Amaro, no Recife.
 
SERVIÇO
 
Encontro do programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Data: 12 de agosto de 2014 / terça-feira.
Local: Escola São José Sport Club, na Rua Ladeira da Betinha, 94, bairro de Nova Descoberta.
Horário: 15h.
 
JUSTIÇA MINUTO
 
O TJC já foi destaque em dois programas do “Justiça do Trabalho num Minuto”, produzido pelo TRT-PE. Clique aqui para ouvir quais atividades são desempenhadas durante a realização do encontro e aqui para conhecer detalhes do alcance da ação.
 
Texto: Francisco Shimada com informações das Ascom Amatra 6
Fotos: Stela Maris