Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Presidente do TRT-PE reúne-se com a Comissão Socioambiental

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, reuniu-se, no último dia 02, com membros da Comissão Socioambiental do Regional para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo, o plano de ação para 2015 e a política nacional de responsabilidade socioambiental instituída por ato conjunto do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Dentre as atividades implantadas, o presidente da Comissão, Renatto Pinto, destacou a feirinha de produtos orgânicos, que acontece todas as quartas-feiras no edifício-sede do Tribunal (Cais do Apolo) e, às sextas-feiras, no condomínio SUDENE, onde funcionam as 23 Varas do Trabalho (VTs) do Recife. A partir dessa iniciativa, os magistrados e servidores têm maior facilidade em adquirir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Além disso, é um incentivo à agricultura familiar e à regulamentação dos trabalhadores, uma vez que todos eles possuem registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Também foi citado o contrato de digitalização de documentos do TRT-PE, firmado com o Centro Suvag de Pernambuco, que promove a inclusão profissional de 20 pessoas com deficiência auditiva. Assim como as ações educativas, a exemplo da Semana do Meio Ambiente e das campanhas pelo uso e descarte racional de resíduos.

Segundo Renatto Pinto, a proposta para 2015 é fortalecer o gerenciamento de resíduos, retomando a Coleta Seletiva Solidária, organizada em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A ação havia sido suspensa por não haver lugar para instalar os container onde ficam guardados os materiais recicláveis. Atualmente, a Comissão mantém ativa a coleta de pilhas e baterias, arrecadando cerca de 5kg por mês,  e o descarte especial do lixo biológico do Núcleo de Saúde.

Outro ponto da reunião foi o uso racional de energia, água e papel no Tribunal. A presidente Gisane Barbosa de Araújo salientou que todos devem atentar para o uso consciente desses recursos, reforçando a importância de campanhas educativas e de repensar alguns procedimentos administrativos ou judiciais para maior economia.

A Comissão também falou sobre as cobranças externas de órgãos como o TST, CSJT e Tribunal de contas da União (TCU). Dentre elas a de o TRT-PE elaborar a política de responsabilidade socioambiental do Regional e de implantar uma unidade exclusiva, tendo em vista que a Comissão Socioambiental é formada por servidores lotados em diferentes setores. A presidente, contudo, informou que esse pleito não poderá ser atendido de imediato, tendo em vista que a demanda por mais servidores acontece também em outras unidades do Regional, e a prioridade de lotação será para as VTs, que constituem a área-fim do Tribunal.

Foi, ainda, proposto que na nova gestão (biênio 2015/2017) haja a revisão dos materiais utilizados no TRT-PE e a substituição gradativa por itens ambientalmente adequados, e também a implantação do Programa de Jovem Aprendiz.

Além da presidente do Tribunal, Gisane Araújo, e do presidente da Comissão Socioambiental, Renatto Pinto, participaram da reunião o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim; o secretário-geral da Presidência, Sérgio Ricardo Batista Mello; e os membros da Comissão Socioambiental: Eliane Rodrigues (Gabinete da Presidência), Andrea Guedes (Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal), Helen Falcão (Núcleo de Comunicação Social) e Sílvio Romero (Coordenadoria de Administração de Pessoal).

Texto: Helen Falcão

Foto: Danilo Galvão