Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

2ª Vara do Trabalho de Olinda é destaque no primeiro dia da Semana da Conciliação

Juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Olinda, Martha Cristina Cantalice, conduz as audiências de conciliação

Teve início nesta segunda-feira (16) a I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a iniciativa tem o objetivo de incentivar a solução amigável dos processos por meio de acordos que satisfaçam tanto empregados quantos empregadores. Em Pernambuco, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) está empenhado na execução do projeto.

A 2ª Vara do Trabalho de Olinda, localizada na Região Metropolitana do Recife, é uma das unidades judiciárias que se destacam na Semana da Conciliação. Até a sexta-feira (20), está programada a realização de 200 audiências de tentativa de acordo. Somente nesta manhã, das 60 sessões marcadas para hoje, foram homologadas mais de 20 conciliações.

Para incentivar a cultura do diálogo, aponta o diretor da 2ª VT de Olinda, Juliano Barboza, é fundamental a dedicação da juíza titular Martha Cristina Cantalice e também o empenho dos demais servidores da unidade. “Todos os anos a juíza se prepara para receber essas semanas. Fora essa da Conciliação Trabalhista há também a campanha promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”, explica.   

Dirteor da 2ª VT de Olinda, Juliano Barboza fala sobre a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Durante todo o ano a Vara estimula a efetivação de acordos, promovendo, em média, a realização de 16 a 20 audiências por dia. Com a Semana da Conciliação, a pauta diária foi ampliada para que caibam mais processos trabalhistas do que o normal. “O objetivo principal da Justiça do Trabalho é conciliar, para que as partes não precisem esperar muito. Devido à situação financeira de algumas, elas precisam de retorno rápido”, enfatiza Juliano Barboza. Além disso, esclarece, a iniciativa ajuda a enxugar a quantidade de processos e a liberar mais espaço nas pautas. Cada audiência de conciliação dura em torno de 5 a 10 minutos.

Os advogados José Padilha e João Silveira, representantes, respectivamente, da empresa CCI Indústria Comercio e Instalação de Torres e de um trabalhador que entrou com processo pleiteando, entre outros pontos, o pagamento de horas extras e de adicional de periculosidade, solucionaram o processo das partes por meio de acordo. As vantagens possibilitadas pela Semana da Conciliação foram apontadas pelos profissionais. “A conciliação é muito importante, sendo boa para ambas as partes, porque encerra o litígio”, destacou José Padilha. O pensamento é compartilhado por João Silveira: “É sempre interessante conciliar, além de desafogar o Judiciário, dá mais celeridade ao processo”.

A Semana da Conciliação Trabalhista segue até sexta-feira (20) e o resultado positivo, reforça o diretor da 2ª VT de Olinda, é fruto do empenho de toda a equipe: “Só conseguimos realizar a Semana com eficiência devido à colaboração de todos os servidores, que digitam os acordos, e pela facilidade que a magistrada tem em conciliar”.

Texto e fotos: Jaqueline Fraga