Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Semana Nacional de Conciliação em PE realiza em dois dias mais de 650 audiências e supera os R$ 2,7 milhões em valores homologados

O balanço parcial da I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no estado aponta um crescimento considerável no número de acordos homologados a partir do diálogo direto entre as partes envolvidas sob intermediação de um especialista do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região (TRT-PE). Até as 15h desta terça-feira (17), segundo dia de mobilização, já foram ratificadas cerca de 430 ações do tipo.

Os valores homologados pela iniciativa também são consideráveis: a quantia já supera os R$ 2,7 milhões. Até o momento, a Semana contabilizou 656 audiências realizadas e atendeu a mais de 1,7 mil pessoas, numa atividade que envolveu uma desembargadora, 18 conciliadores e 103 juízes de 1º grau. 

Mais – A I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista segue até a próxima sexta-feira (20). Por questões logísticas, o Núcleo de Conciliação do TRT-PE centralizou esses casos na Seção de Hasta Pública no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, que funciona no Edifício da Sudene, bairro do Engenho do Meio, no Recife (PE). Em média, o setor receberá 84 processos para tentativas diárias de acordo, mediadas pelo gestor Regional da Execução Trabalhista, o juiz substituto Eduardo Câmara.

Mesmo sem a possibilidade de agendamento de audiências para a Semana da Conciliação, se as partes envolvidas em um processo trabalhista tiverem o interesse de encerrar uma ação através de acordo, basta irem até a Unidade Judiciária onde tramita o processo e solicitar aos servidores, mediante a presença do magistrado, a realização da audiência. Em Pernambuco, existem 70 Varas do Trabalho e três postos avançados em todas as regiões do estado.

Campanha – A I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais do Trabalho de todo o Brasil. O evento tem o objetivo de ampliar o alcance das informações sobre soluções amigáveis, tradicionais na Justiça Trabalhista.


Informações / Núcleo de Conciliação / Ouvidoria do TRT-PE

Telefone: (81) 3225-3416

Audiências de conciliação

Para conciliar, em qualquer fase processual, as partes envolvidas em uma causa trabalhista têm duas opções. Veja abaixo.

 1. As partes envolvidas devem ir até a Vara do Trabalho onde o processo tramita e solicitar ao Juízo a audiência de tentativa de conciliação. 

 2. Uma das partes deve acessar http://www.trt6.jus.br/portal/quer-conciliare solicitar o agendamento da audiência.

Texto: Larissa Correia

Crédito da imagem na home: Danilo Galvão

Crédito da imagem na matéria: Stela Maris