Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Expertise de juízes aposentados é reforço na Semana Nacional de Conciliação Trabalhista em Pernambuco


Juíza aposentada Yolanda Polimeni foi voluntária durante a Semana da Conciliação
 
A realização da I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em Pernambuco tem contado com um reforço importante. Quatro juízes aposentados foram convidados pela desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), e aceitaram contribuir com a sua experiência durante o evento – iniciado no último dia 16 com encerramento nesta sexta-feira (20). O grupo é formado pelos magistrados Celivaldo Varejão Ferreira de Alcântara, Cleide Moreira da Cruz, Lígia Maria Valois Albuquerque de Abreu e Yolanda Polimeni de Araújo Pinheiro.
 
Gestor Regional de Execução Trabalhista, o juiz substituto Eduardo Câmara destacou a importância do apoio. “A expertise desses magistrados foi construída ao longo da sua vida prática. De forma voluntária, eles estão contribuindo para agilizar o fechamento dos acordos, atuando principalmente na orientação e no esclarecimento das partes sobre as vantagens da conciliação”, comenta. As pactuações mediadas pelos magistrados aposentados são homologadas por desembargadores e juízes da ativa envolvidos na mobilização.
 
“É uma grande satisfação colaborar nesta campanha de conciliação. É uma função social que exercemos e o intuito é sempre o de ajudar os colegas magistrados com nossa experiência em viabilizar as negociações e acelerar o acordo, chegando ao ganha-ganha para ambas partes", comentou Yolanda Polimeni.


Magistrados do TRT-PE participam da I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
 
A I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais do Trabalho de todo o Brasil. O evento tem o objetivo de ampliar o alcance das informações sobre soluções amigáveis, tradicionais na Justiça Trabalhista.
 
Conciliação – O TRT-PE estimula a resolução de conflitos por meio de acordos e é reconhecido nacionalmente por esta atitude. Nos dois últimos anos, quase 80 mil processos foram encerrados com as conciliações. Se as partes envolvidas em um processo trabalhista tiverem o interesse de encerrar uma ação desta forma, basta irem até a Unidade Judiciária onde tramita o processo e, mediante a presença do magistrado, solicitar aos servidores a realização da audiência. Em Pernambuco, existem 70 Varas do Trabalho e três postos avançados.
 
Informações / Núcleo de Conciliação / Ouvidoria do TRT-PE
 
Telefone: (81) 3225.3416
 
Audiências de conciliação
 
Para conciliar, em qualquer fase processual, as partes envolvidas em uma causa trabalhista têm duas opções. Veja abaixo:
 
 1. Ir até a Vara do Trabalho onde o processo tramita e solicitar ao juiz a audiência de tentativa de conciliação. 
 
 2. Acessar o site www.trt6.jus.br/portal/quer-conciliar e solicitar o agendamento da audiência.
 
Matéria relacionada
 
 
Texto: Larissa Correia
Fotos: Stela Maris