Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Encerrada a primeira etapa de correição com atividade na 3ª VT do Recife


Equipe da 3ª Vara do Trabalho do Recife

Com a visita feita a 3ª Vara do Trabalho (VT) do Recife, na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, encerrou a primeira etapa da correição ordinária determinada no Edital 02/2015. A partir de 6 de abril, o magistrado retoma à atividade com visitas aos fóruns de Ribeirão e Igarassu, além de mais quatro Varas da capital.
 
A 3ª VT do Recife alcançou, integralmente, os dois requisitos relativos à Meta 5 / 2014 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), com redução da taxa de congestionamento na execução não-fiscal de 55,60%, em dezembro, quando o objetivo era ficar abaixo de 60,83%; e na execução fiscal, que chegou a ser reduzida para 46,43% no final de 2014, quando poderia atingir o teto de 75,39%. 
 
Assim como constatado na 1ª e na 2ª Varas da capital, visitadas anteriormente, os trabalhos desenvolvidos pela 3ª VT transcorrem de forma organizada e tranquila, como destaca o corregedor Ivan Valença. “Sobressai no Juízo ora correicionado o compromisso de todos que o integram em busca da excelência na entrega da prestação jurisdicional, sendo a dedicação ao serviço uma marca constante”, afirma o desembargador. Os trabalhos foram acompanhados pela juíza titular Aline Pimentel Gonçalves. A juíza substituta Danielle Lira Pimentel Acioli encontra-se de licença maternidade.
 
e-Gestão – O desembargador corregedor Ivan Valença registra que a 3ª Vara do Recife foi escolhida pela Administração do Tribunal para dar continuidade ao processo de revisão das regras do e-Gestão, sistema de consulta que reúne dados estatísticos da Justiça Trabalhista, na primeira instância. Para tanto, o diretor de Secretaria, Márcio André Costa Faria, e os servidores da Secretaria de Informática, Anderson Andrade e Adilson Júnior, reúnem-se semanalmente com o objetivo de avaliar as regras que impactam nas remessas rejeitadas.
 
Como resultado do trabalho feito pelos servidores, os erros existentes são identificados e corrigidos, de forma que as ações adotadas com as novas regras de negócios na 3ª VT do Recife sanem as inconsistências da Unidade Judiciária. Em momento posterior, as observações feitas servirão de orientação às demais Varas do Trabalho que integram o Regional.
 
Boas práticas – Como forma de garantir uma prestação de serviço célere e efetiva, juízas e servidores da 3ª VT do Recife colocam em prática os seguintes pontos: revisão e acompanhamento semanal ou mensal dos processos por cada setor da Secretaria incumbido do cumprimento da respectiva ordem; liberação de alvarás sem a necessidade de prévio agendamento; incentivo à prática de atos ordinatórios, que visam a disciplinar o funcionamento da Administração; prolatação de sentença na forma líquida, com os cálculos trabalhistas; e permanência das magistradas durante todo o expediente. Relembre as correições realizadas em março nas notícias relacionadas abaixo.
 
Notícias relacionadas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos Pedrosa
Foto: Equipe de Correição