Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Discussão sobre desafios da formação profissional em docência inaugura curso da Escola Judicial

Uma palestra sobre os desafios da formação profissional dos docentes ministrada pela pesquisadora e doutora em Pedagogia Acácia Zeneida Kuenzer marcou, na tarde desta quarta-feira (22), a abertura do curso Docência e Profissionalidade para Formadores, uma promoção da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. O evento foi realizado no auditório da sede da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), no Bairro do Recife, e reuniu dezenas de servidores e juízes do TRT-PE.

A mesa de abertura contou com a presença do juiz coordenador geral da EJ-TRT6, Rodrigo Samico Carneiro; do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), juiz André Luiz Machado; do juiz titular da Vara do Trabalho de Carpina e conselheiro da EJ-TRT6, Agenor Martins Ferreira; e do servidor e doutor em Educação Sávio Assis de Oliveira. Antes, houve um momento cultural com o grupo Cemo 3, formado por integrantes do Centro de Educação Musical de Olinda, que executou uma canção própria e uma do cancioneiro folclórico irlandês. 

“O projeto tem um escopo teórico e prático que contempla a produção e a transmissão de conteúdos relevantes para o aprendizado. Alinhada com os objetivos da Enamat, a iniciativa se reverte em prol de servidores e magistrados, que passam pela capacitação juntos, colaborando uns com os outros e derrubando quaisquer tipos de barreiras”, comentou Rodrigo Samico.

Um dos principais nomes do país na área, a doutora em Educação pela PUC-RS, Acácia Kuenzer, destacou a importância de discutir a forma de atuação dos profissionais que já desenvolvem ou pretendem iniciar atividades de docência nas Escolas Judiciais. “Todos devem dominar o processo de produção e disseminação do conhecimento. Isso não é ensinado em nenhum curso superior de formação pedagógica. É como um médico ser especialista em fígado e não conhecer o corpo humano”, comparou.

Citando Paulo Freire, de quem foi aluna, Acácia enfatizou a necessidade permanente de aperfeiçoamento. “A gente se forma professor aprendendo e ensinando, ensinando e aprendendo ao longo da vida. A educação escolar é diferente da profissional, que será trabalhada no curso dentro do recorte da prática jurisdicional, com suas especificidades, como prestação de serviço público que garante justiça na sociedade”, enfatizou a especialista. A palestra foi seguida por um debate com os doutores Sávio Assis e Targélia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque e o  conselheiro da EJ juiz Agenor Pereira

Mais - O curso Docência e Profissionalidade para Formadores da Escola Judicial tem duração de 130 horas e é voltado prioritariamente para magistrados e servidores que integram o banco de Tutores e Instrutores da Escola Judicial. Dividido em seis módulos, ele tem atividades previstas até 15 de setembro. A iniciativa é a primeira experiência destinada à capacitação docente no âmbito da EJ-TRT6.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão