Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Prevenção ao diabetes e à hipertensão é tema de palestra nesta sexta (24)

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região inicia nesta sexta-feira (14) a sua Campanha de Prevenção da Hipertensão e do Diabetes. Para marcar a iniciativa, haverá uma palestra com a clínica geral Liane Tandeitnik a partir das 14h, no auditório do Pleno, que fica no edifício-sede da instituição, no Bairro do Recife, capital pernambucana. A atividade é aberta aos magistrados, servidores e seus dependentes. O acesso é gratuito.

Dando continuidade à mobilização em prol da saúde, entre 24 e 30 de abril, serão realizadas consultas exclusivamente com agentes de segurança do Tribunal que já receberam o diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Os atendimentos no Núcleo de Saúde ficarão a cargo da enfermeira Roseângela Freitas e da nutricionista Natalie Xavier que, como a médica Liane Tandeitnik, fazem parte do quadro de profissionais da Unimed Recife.

Segundo os organizadores do evento, as consultas têm o objetivo de oferecer ao público alvo uma orientação profissional individualizada, além de incentivar a adoção de atividades de promoção à saúde com hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas. Durante a avaliação ainda haverá a aplicação de testes para identificação e avaliação de possíveis disfunções dos nervos periféricos decorrentes do diabetes.

Dados – De acordo com a Sociedade Brasileira do Diabetes, existem cerca de 12 milhões de pessoas com a doença no Brasil, onde são diagnosticados cinco mil novos casos por ano. No mundo, são mais de 380 milhões de indivíduos com o problema. Em território nacional, a estimativa é que 62% da população tenha pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento da moléstia e que metade dos diabéticos desconheça a sua condição.

Para evitar o agravamento e até a instalação da enfermidade, é preciso investir em prevenção. O mesmo é válido para a hipertensão arterial, problema que, segundo o Ministério da Saúde, atinge mais de 30 milhões de brasileiros. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Mais informações no Núcleo de Saúde do TRT-PE: (81) 3325.3496/3497.

Texto: Larissa Correia

Arte: Gilmar Rodrigues