Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores prestigiam palestra de prevenção ao diabetes e à hipertensão do TRT-PE

A prevenção ao diabetes e à hipertensão arterial mobilizou dezenas de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) na tarde desta sexta-feira (24). O grupo prestigiou a palestra de abertura da campanha de sensibilização sobre o tema promovida pelo Núcleo de Saúde da instituição no auditório do Pleno, no edifício-sede.

O evento contou com a presença da presidente do Regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, que reforçou a relevância da iniciativa com foco na saúde do trabalhador. “Prevenir é sempre importante. Muitas vezes, tem-se a idéia incorreta de que as doenças só surgem com a idade avançada, mas temos visto casos de diagnóstico de hipertensão até em crianças e adolescentes”, apontou a magistrada.

Bastante didática, a clínica geral Liane Tandeitnik esclareceu o público sobre as duas doenças. Durante a palestra, abordou desde causas, fatores de risco e formas de detecção até como evitar o desenvolvimento e a progressão das enfermidades. A médica ainda destacou dados que chamaram a atenção do público, como os que apontam que metade das pessoas com a chamada pressão alta desconhece a condição. “E, dos que sabem, 50% não tratam. É preciso entender a importância de prevenir a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes, que precisam de tratamento e acompanhamento para toda a vida”, comentou.

O agente de segurança Marcos Antônio Serafim era um dos expectadores mais atentos à apresentação da especialista. “Acho o tema muito interessante e, como meu pai é diabético, vim aprender mais sobre a doença para saber a melhor forma de cuidar dele”, justificou. Hipertenso, ele mantém a doença sobre controle seguindo o tratamento médico, praticando atividades físicas e maneirando o consumo de sal nos alimentos.

Campanha - Dando continuidade à mobilização em prol da saúde, entre 24 e 30 de abril, serão realizadas consultas exclusivamente com agentes de segurança do Tribunal que já receberam o diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Os atendimentos no Núcleo de Saúde ficarão a cargo da enfermeira Roseângela Freitas e da nutricionista Natalie Xavier que, como a médica Liane Tandeitnik, fazem parte do quadro de profissionais da Unimed Recife.

Segundo os organizadores do evento, as consultas têm o objetivo de oferecer ao público alvo uma orientação profissional individualizada, além de incentivar a adoção de atividades de promoção à saúde com hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas. Durante a avaliação ainda haverá a aplicação de testes para identificação e avaliação de possíveis disfunções dos nervos periféricos decorrentes do diabetes.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão