Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Lançamento de livro e simpósio sobre terceirização pelo Dia da Segurança e da Saúde no Trabalho



Dois eventos marcam o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – celebrado em 28 de abril – no Recife. Já nesta segunda-feira (27), às 19h, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF e TO), Grijalbo Fernandes Coutinho, lança o livro Terceirização: máquina de moer gente trabalhadora, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo. Segundo o magistrado, a obra trata “da inexorável relação entre a nova marchandage e a degradação laboral, as mortes e as mutilações no trabalho”.
 
Na terça (28), das 9h às 17h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac / PE), localizado na avenida Visconde de Suassuna, 500, no bairro de Santo Amaro, acontece o simpósio Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador. As duas ações são promovidas Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) em parceria com os membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6).
 
Programação – A abertura oficial do simpósio Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador está agendada para as 9h. Na sequência, pela manhã, acontecem três palestras: uma sobre terceirização no setor elétrico; outra sobre a situação dos operadores de call Center; e a terceira com um diagnóstico dos acidentes graves e fatais envolvendo trabalhadores terceirizados. 
 
Após o intervalo, a partir das 14h, será realizada uma palestra sobre a precarização do vínculo e a promoção de acidentes de trabalho a partir das terceirizações. Em seguida, uma conferência sobre a situação do terceirizado sob a perspectiva dos direitos humanos marcará o encerramento do simpósio. Confira os nomes dos palestrantes e os horários AQUI.
 
O evento conta com mais de 200 inscritos, mas ainda podem ser feitas inscrições gratuitas através do e-mail mov28deabril[at]gmail[dot]com. Os interessados devem enviar mensagem com nome completo, profissão, instituição ou empresa a qual pertence e telefone para contato. Outras informações através dos números (81) 3427-4566 ou 3241-3802. Todos os participantes receberão certificado. 
 
As atividades integram o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e são organizadas pelo Getrin6. O desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas, magistrados do TRT-PE, são os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro no estado. O projeto foi criado, em 2012, em decorrência do número de acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência Social.
 
Dados alarmantes – De acordo com informações divulgadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2013, a cada hora, 240 trabalhadores morrem em decorrência de doenças ou acidentes relacionados ao trabalho. Nesse mesmo período, em todo o mundo, 27.600 empregados sofrem um acidente laboral. Ainda segundo a OIT, o Brasil ocupa o quarto lugar no número de mortes em ambiente de trabalho, com mais de 2.500 óbitos registrados apenas entre trabalhadores com carteira assinada, atrás da China, dos Estados Unidos e da Rússia.
 
Parceria – Criado em julho de 2012, o Getrin6 busca disseminar, conscientizar e estimular os cuidados com a saúde e segurança do trabalho, assim como para diminuir o número de acidentes e doenças laborais. Além do Tribunal do Trabalho de Pernambuco, o Grupo é formado pelas seguintes instituições: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda.
 
O simpósio Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador também conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Escola Judicial da 6ª Região (EJ-TRT6), da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região (Amatra6), do Movimento 28 de Abril e da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT).
 
Serviço
 
Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
 
Evento: Lançamento do livro Terceirização, máquina de moer gente trabalhadora do desembargador Grijalbo Coutinho (TRT-DF/TO)
 
Data: segunda-feira, 27/04
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura do Paço Alfândega – Rua Madre de Deus, s/n, Recife Antigo – Recife/PE
 
Evento: Simpósio Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador
 
Data: terça-feira, 28/04
Horário: A partir das 9h
Local: Auditório do Senac / PE – Avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro – Recife/PE
 
Inscrições gratuitas pelo e-mail: mov28deabril[at]gmail[dot]com
 
Informações: (81) 3427-4566 / 3241-3802
 
Texto: Francisco Shimada
Ilustrações: Micaele Freitas