Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidora do TRT-PE organiza coletânea de livros sobre saúde pública

Servidora do Núcleo de Saúde do  TRT-PE, Rejane Santana organizou a coletânea de livros “Gestão em Saúde Pública”

A servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Rejane Santana foi uma das responsáveis por organizar a coletânea de livros “Gestão em Saúde Pública”, resultado do Programa de Mestrado Profissional da Fundação Oswaldo Cruz - Pernambuco (Fiocruz-PE). Mestre em Saúde Pública pela entidade, Rejane produziu a coleção ao lado do também mestre Antônio Aragão e das pesquisadoras da Fiocruz Kátia Medeiros e Idê Gurgel.

Para Rejane, servidora do Núcleo de Saúde do TRT-PE, a publicação pode contribuir com os serviços de saúde prestados no país: “A coleção de livros ‘Gestão em Saúde Pública’ apresenta em seu bojo subsídios para a melhoria da gestão e da qualidade da atenção à saúde no Brasil”, disse. Com textos assinados por alunos de mestrado da Fiocruz, seus orientadores e convidados, a série é dividida em três volumes: A vigilância em saúde em foco; Estudos de avaliação; e Contribuições para a política.

A coletânea é dividida em três volume:  A vigilância em saúde em foco; Estudos de avaliação; e Contribuições para a política

O trabalho, fruto de intensa pesquisa, apresenta temáticas variadas como a vigilância da tuberculose em ambiente hospitalar, o controle da dengue e a experiência de pacientes com diabetes. No primeiro volume, Rejane Santana fala sobre “As Relações entre Capacidade para o Trabalho e Saúde dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco”, analisando o envelhecimento funcional e levantando aspectos relativos à saúde física, bem-estar psicossocial, competência individual e condições de trabalho.

De acordo com a servidora, a manutenção da capacidade para o trabalho traz resultados positivos para trabalhadores, empresas e sociedade, já que possibilita, entre outros aspectos, o aumento da produtividade e da eficiência e a redução do absenteísmo. “O investimento na melhoria e na manutenção da capacidade para o trabalho, além de prevenir a perda da capacidade funcional, a aposentadoria precoce e o aparecimento de doenças ocupacionais, reflete-se na qualidade de vida do trabalhador, mantendo as pessoas economicamente ativas e reduzindo, assim, custos para a sociedade, propiciando, ainda, o envelhecimento ativo do servidor”, explicou.  

Mestre em Saúde Pública, Rejane Santana pesquisou as relações entre capacidade para o trabalho e saúde dos servidores do TRT-PE 

A coleção “Gestão em Saúde Pública” foi publicada pela Editora UFPE e consagra a parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. A obra está disponível para download no site da Fiocruz-PE e pode ser acessada clicando aqui.

Texto: Jaqueline Fraga

Fotos: Danilo Galvão