Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal promove capacitação de diretores de varas

Diretor-Geral Wlademir Rolim durante abertura do encontro
 
Diretores de Varas do Trabalho de todo o estado participam de hoje (18) até quarta-feira (20) de capacitação promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Neste primeiro dia, os servidores foram recepcionados pelo diretor-geral do TRT-PE, Wlademir Rolim, e pela secretária de Gestão de Pessoas, Kátia Barros. Aconteceu também explanação do presidente da Associação dos Servidores do TRT (Astra6), Ubiratan Marques, sobre pontos relevantes no cotidiano dos diretores. O encontro acontece no Recife, na Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). 
 
Durante a abertura, Wlademir Rolim destacou assuntos ligados à infraestrutura dos fóruns trabalhistas e também aos projetos que preveem a criação de novos cargos e varas em Pernambuco. O diretor-geral apontou, ainda, duas ações administrativas para melhorar a qualidade dos serviços: a implantação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) e do Processo Administrativo eletrônico (Proad).
 
“O Proad vai permitir que os processos administrativos tramitem em sistema eletrônico, o que vai conferir não só agilidade mas também o controle dos prazos”, disse Wlademir Rolim, ressaltando os benefícios que serão proporcionados pelo sistema. Durante os debates, os diretores apresentaram sugestões e pontuaram as questões mais urgentes das unidades. 
 
De acordo com a secretária de Gestão de Pessoas, Kátia Barros, a socialização dos trabalhos desenvolvidos em cada Vara é um dos principais objetivos da capacitação. “O Encontro de Diretores é uma forma de eles se conhecerem melhor, verem as boas práticas que um determinado diretor está fazendo. É sempre uma troca de experiência”, ressaltou. Lembrando a realização do workshop “O Líder Educador”, que encerra o evento, Kátia destacou a importância de incentivar a liderança nos diretores das varas trabalhistas. 
 
Diretor da 1ª VT de Igarassu, Sérgio Santos apresentou o case “Boas Práticas em e-Gestão – Práticas na conversão de processos físicos em eletrônicos”. Na ocasião, o diretor ressaltou o caráter informal da palestra, relatando a experiência vivenciada pela unidade. Neste primeiro dia, o grupo também participou da apresentação do sistema da Caixa Econômica Federal voltado para o Poder Judiciário. A palestra “Portal Judicial para Tribunais” foi ministrada pelo gerente geral da Caixa, Ricardo Teixeira.
 
Troca de exeperiência
 
Para o diretor da VT de São Lourenço da Mata, Paulo Aguiar, a iniciativa do Tribunal em promover o encontro de diretores é bastante significativa. “A troca de experiências é ótima, é bom saber o que os colegas estão fazendo de interessante para agilizar e abreviar a demanda de trabalho. Isso é super válido sem dúvida nenhuma”, disse.
 
O pensamento é compartilhado pelas diretoras da 20ª VT do Recife, Mônica de Sá Leite, e da 1ª de Barreiros, Maria da Conceição Menezes. De acordo com Mônica, o que se discute nas capacitações costuma ser aplicado no dia a dia da unidade. “Eu acho o Encontro de Diretores positivo tanto pelo que a gente aprende com os professores como com o pessoal da Casa. Nós temos  essa oportunidade de conversar com os colegas, trocar experiências. É muito rico isso”, ressaltou. 
 

Diretora da 20ª VT do Recife, Mônica de Sá Leite ressalta a troca de conhecimento proporcionada pelas capacitações.

Para Conceição Menezes, as capacitações vêm sendo aperfeiçoadas a cada ano. “Desde a gestão do desembargador Gilvan Barreto, foi ele que teve essa iniciativa de capacitar os diretores, a cada ano o tribunal está aprimorando e dando abertura para todos os diretores e gestores de modo geral”, relembrou, pontuando as diversidades entre as varas da capital e do interior.
 
 

Diretora da VT de Barreiros, Conceição Menezes destaca a contínua capacitação dos servidores.

Programação - À tarde os diretores assistem à apresentação do Processo de Atendimento da Central de TI – realizada pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Adriano Pinheiro, e pela chefe da Seção de Central de Serviços, Maria Rita, e dialogam com o desembargador Ivan Valença na “conversa com o corregedor do TRT-PE”. A programação do dia vai ser concluída com a palestra sobre e-Gestão e PJe-JT – ministrada pelo coordenador de sistemas, Henrique Saraiva.
 
Texto e Fotos: Jaqueline Fraga