Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT–PE abre programação especial no Memorial da Justiça do Trabalho para celebrar Semana dos Museus

Desembargadora ouvidora do TRT-PE Eneida Melo é referência nacional em preservação da memória da Justiça do Trabalho

O Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco lançou na tarde desta terça-feira (19) a sua programação comemorativa dentro da 13a Semana de Museus. A abertura ficou a cargo da gestora da unidade, Marcília Gama, e da desembargadora ouvidora do Regional 6, Eneida Melo Correia de Araújo – representando a presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo. A pauta contou ainda com uma palestra do juiz Agenor Martins Pereira, que abordou o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) como ação sustentável.

“Nós integramos o belíssimo movimento de preservação da história do Direito e da Justiça do Trabalho no Brasil. Muitas dessas tradições foram narradas oralmente e não podem estar limitadas a apenas este tipo de transmissão do conhecimento, que pode ser esquecido ou modificado de acordo com quem o leva adiante, afinal, quem conta um conto aumenta um ponto”, comentou a magistrada Eneida Melo, membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT).

Também representante da Justiça do Trabalho no Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), a desembargadora antecipou a importância dos esforços desenvolvidos no Memorial. “Atualmente, temos o desafio de gravar e perpetuar também o que já está no papel. Daqui a algumas décadas, o PJe será algo muito simples, mas hoje representa uma modernidade. Os juízes aproveitarão as novas tecnologias, porém é preciso guardar o nosso passado”, comentou.

Juiz Agenor Martins Pereira aborda o aspecto sustentável do PJe-JT

A atividade foi prestigiada por cerca de 40 pessoas, entre servidores e estagiários do TRT6 e estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, do Recife. Eles acompanharam atentamente a explanação do magistrado Agenor Martins sobre ganhos socioambientais com a implantação do PJe-JT. Além de vantagens diretas com a celeridade e a facilidade de acesso aos serviços jurisdicionais, o juiz explicou o funcionamento do sistema eletrônico, que elimina os processos de papel, representando economia na aquisição do material e na ocupação de áreas físicas para arquivamento.

Como a sustentabilidade é o eixo das comemorações da edição 2015 da Semana dos Museus, a artista plástica Margareth Gama foi convidada a expor seus trabalhos com material reciclável durante o evento, que segue até o próximo dia 23. Quem passar por lá poderá conferir e até adquirir peças em diversos materiais, a exemplo de juta e papel machê. Os produtos têm as mais diversas funcionalidades, desde decorativas, como esculturas e máscaras venezianas, até jarros, cestos e luminárias.

A artista plástica Margareth Gama expõe trabalhos produzidos com materiais recicláveis

Programação – A Semana dos Museus comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. Em território nacional, ela é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Esse é um momento em que todos os museus abrem suas portas e acervos para receber a sociedade e compartilhar da sua história e memória. O acervo do TRT-PE sobre dissídios coletivos e individuais foi escolhido para o Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO. Fomos o primeiro Tribunal do Trabalho a ter esse reconhecimento”, ressaltou Marcília Gama.

Até o dia 23, a programação no Memorial contemplará ainda rodas de diálogo, palestras, apresentações culturais e exposição fotográfica. As inscrições são gratuitas. Para se cadastrar, basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email memorial[at]trt6.jus[dot]br.



Gestora do Memorial, professora Marcília Gama apresentou detalhes do evento

A participação na 13ª Semana de Museus dará direito a certificado, e aos servidores do Tribunal, adicional de qualificação equivalente às horas de participação comprovada no evento. O Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco está localizado na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, Recife-PE. Mais informações pelo número (81) 3326.8136.

Confira a programação completa do evento AQUI.

Conheça mais sobre a história e o acervo do Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco AQUI.

Edifício sede do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco fica no Recife

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão