Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Módulo de Aperfeiçoamento de Magistrados do TRT-PE tem tarde de mini cursos

Doutor em Direito pela UFSC, José Ricardo Ferreira Cunha falou sobre deontologia da magistratura 

Um dos momentos mais procurados do 13º Módulo Concentradi de Aperfeiçoamento de Magistrados do TRT-PE teve início na tarde desta quarta-feira (20) com a realização de vários mini cursos. As oficinas reuniram dezenas de participantes no edifício-sede da Superintendência do Banco do Brasil no Recife, que assistiram a palestras abordando conteúdos com foco administrativo-funcional e jurídico-deontológico.

Entre as capacitações mais concorridas estava a Deontologia da Magistratura e a Ética da Alteridade, coordenada por José Ricardo Ferreira Cunha, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor associado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O especialista falou sobre o sentido e a importância da ética no mundo atual e traçou relações com o direito e as decisões judiciais. A discussão despertou questionamentos e muitas interações com o público.

“O Judiciário foi colocado sob os holofotes no mundo inteiro. Por isso tem acontecido algo com o qual não estava acostumado: ser cobrado e dar respostas à sociedade. Isso torna ainda maior o esforço para o exercício da magistratura”, comentou. Ferreira Cunha destacou ainda questões como a formatação da idéia de ética institucional e o processo de construção dos principais códigos de ética adotados pelo mundo, inclusive o referenciado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Magistrados compareceram em peso ao módulo de aperfeiçoamento promovido pela EJTRT-PE

Durante a tarde, também foram realizados mini cursos sobre o Uso do editor de texto na formatação de trabalhos acadêmicos e o Uso do Google Institucional, ambas conduzidas por servidores do TRT-PE. A primeira atualização ficou a cargo de Samuel Damásio. A outra foi apresentada por Sávio Assis de Oliveira, doutor em Educação e professor de Metodologia da Pesquisa Científica.

Juízes acompanham capacitações sobre formatação de textos acadêmicos e uso do Google institucional 

As oficinas serão oferecidas novamente na manhã desta quinta-feira (21), das 9h ao meio-dia, incluindo a qualificação Personal e Professional Coaching. O mini curso terá coordenação de Verônica Tavares, também servidora do Regional6, que tem certificações P.P.E. Xtreme e Alpha Coach, da Sociedade Brasileira de Coaching.

A programação do evento conta ainda com a realização do seminário O novo CPC e suas implicações no processo de trabalho. Ele terá início nesta quinta (21), das 13h30 às 16h30, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil. A qualificação continuará na sexta-feira (22), no mesmo local, das 9h ao meio-dia.

Entre os expositores estão o desembargador Sérgio Torres Teixeira (TRT-PE), doutor em Direito pela UFPE; e os juízes Luciano Athayde Chaves (TRT-RN), mestre em Ciências Sociais pela UFRN; Hugo Melo Cavalcanti Filho (TRT-PE), doutor em Ciência Política pela UFPE; e Homero Batista Mateus da Silva (TRT-SP), doutor em Direito pela USP. Completa o quadro de palestrantes o procurador do Estado de Pernambuco, Leonardo Carneiro da Cunha, PhD em Direito e professor da UFPE.

O 13º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados é organizado pela Escola Judicial da Sexta Região. O evento é realizado com apoio do TRT-PE, Associação dos Magistrados Trabalhistas da Sexta Região (Amatra6), Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Sexta Região (Esmatra6) e Banco do Brasil.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão