Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Palestras no Memorial da Justiça do Trabalho discutiram sustentabilidade nesta quinta (21)

Gestora do Memorial da Justiça do Trabalho, Marcília Gama destacou o pioneirismo 

da entidade, que teve parte do acervo tombado pela Unesco

Mostrando na prática que a função de um museu vai muito além de manter histórias do passado, o Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco promoveu na tarde desta quinta-feira (21) uma série de discussões voltadas para o futuro, com destaque para a sustentabilidade, sua utilização no dia a dia e como instituições públicas estão se organizando para se adequar e promover o conceito no cotidiano. As palestras na sede da entidade, no Recife, foram organizadas como parte da celebração da 13ª Semana de Museus.

Cerca de 60 pessoas prestigiaram a mobilização. O público estava formado principalmente por servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e alunos das escolas municipal Karla Patrícia e de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, ambas na capital pernambucana. "Esse é um espaço permanente de guarda da memória, do que mais importante foi produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região desde 1941 até os dias de hoje. Fomos o primeiro órgão do tipo no Brasil a ter esse reconhecimento por parte da Unesco na área de documentação”, informou a gestora do Memorial, Marcília Gama.

O coordenador da Comissão Socioambiental do Regional6, Renatto Pinto, falou sobre iniciativas do poder público com foco na sustentabilidade

Um dos palestrantes foi o assistente social Renatto Pinto, coordenador da Comissão Socioambiental do Regional6. Ele explanou a respeito da adoção de medidas pelo poder público com foco na preservação de recursos naturais e de que maneira esses processos têm ocorrido junto ao TRT-PE.

“Para muitos, o modelo de desenvolvimento em vigência tem agredido e coloca em risco a nossa existência no planeta. É um dilema conseguir o equilíbrio. O Governo tem que dar exemplo já que é um grande consumidor e usuário de recursos naturais e tem papel estratégico na promoção e indicação de novos padrões de consumo, servindo ainda de modelo na redução dos impactos ambientais”, apontou o servidor.

Renatto Pinto elencou iniciativas encontradas na esfera federal com foco na preservação de recursos naturais, a exemplo das ‘licitações verdes’, em que, além de critérios como menor preço, as empresas considerem a sustentabilidade nos bens ou serviços oferecidos. Especificamente no que é realizado TRT-PE, ele destacou ações pontuais, como a capacitação de servidores para atuação como agentes multiplicadores, e permanentes, como a coleta de pilhas e baterias e a realização semanal de uma feira de produtos orgânicos em dois endereços do Tribunal no Recife, entre outras.

Servidora da Justiça Federal, a bibliotecária Maria de Lourdes Castelo Branco coordenou a criação do conteúdo do espaço virtual que resgata e preserva a memória da instituição

A programação desta quinta também abriu espaço para o público conhecer o processo de criação do espaço Memória Virtual da Justiça Federal em Pernambuco. O detalhamento da empreitada ficou a cargo da bibliotecária Maria de Lourdes Castelo Branco de Oliveira, que explicou o processo de resgate, avaliação, recuperação, conservação, tratamento, disseminação e manutenção do acervo da instituição na rede mundial de computadores.

“Todo o nosso trabalho foi desenvolvido em cima das necessidades de informações que trabalhamos na Justiça Federal como fonte de pesquisa. Abordamos tanto a história da instituição no Brasil, que começou em 1530, como em Pernambuco, a partir de 1967. Um diferencial é que identificamos também todos os servidores que atuaram pela entidade. Nesse caso, indicamos quando cada um tomou posse e foi desligado”, apontou Maria de Lourdes.

Entre as questões abordadadas pela professora assistente da UPE, Lana Monteiro, estava a discussão do papel de cada um no que se refere à sustentabilidade 

A programação foi completada com uma roda de diálogo encabeçada por Maria Lana Monteiro Lacerda, mestre em História pela UFPE e professora assistente da UPE, onde também é membro do Núcleo de Diversidade e Identidades Culturais. “É preciso pensar a sustentabilidade para tentar entender o papel de cada um nesse processo”, comentou.

Programação – A Semana dos Museus comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. Em território nacional, ela é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Até sexta (22), a programação no Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco contemplará ainda exposição fotográfica e uma feira de artes em papel. As inscrições são gratuitas. Para se cadastrar, basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email memorial[at]trt6.jus[dot]br.

O Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco fica na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, Recife-PE. Mais informações pelo fone (81) 3326.8136.

Conheça mais sobre a história e o acervo do Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco AQUI.

Conheça o Espaço Memória Virtual da Justiça Federal em Pernambuco AQUI.

Texto: Larissa Correia

Fotos: Danilo Galvão