Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Alunos da Erem Nóbrega promovem ações culturais dentro do programa TJC


Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) na Escola de Referência Nóbrega

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Nóbrega, na Encruzilhada, recebeu na tarde desta quarta-feira (17) a comitiva da Associação dos Magistrados do Trabalho de Pernambuco (Amatra6). O grupo conheceu como o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi desenvolvido entre os mais de 520 alunos da instituição e participou do momento tira-dúvidas, com o esclarecimento de dúvidas sobre legislação e direitos e deveres trabalhistas.
 
Para receber os juízes e convidados, a direção do estabelecimento de ensino, em parceria com funcionários e estudantes, organizou uma grande mobilização no pátio coberto do estabelecimento, com direito a mestre de cerimônias e decoração em clima de arraial junino. A abertura foi com a banda do projeto musical da escola, que começou tocando uma versão de Blue Bossa, clássico do jazz norte-americano. Na sequência, a aluna Débora Moraes cantou uma música de sua autoria, sendo acompanhada por um DJ e pelo colega vocalista e rapper David Rafael.


Estudante Alana Paixão executou o Hino do estado em um solo de violino
 
Em seguida, foi a vez da estudante Alana Paixão executar o Hino de Pernambuco em um solo de violino. Fechando a etapa artística e cultural, subiu ao palco o aluno Rinaldo Oliveira. Acompanhado de um tocador de pandeiro, o adolescente declamou o Cordel das Profissões, criado por ele durante as aulas elaboradas com o conteúdo trabalhado pelo programa TJC.
 
A etapa de perguntas e respostas trouxe questionamentos diversos, desde pagamento de piso salarial até o acesso à Cartilha do Trabalhador e considerações sobre o valor do salário mínimo, entre outras dúvidas e entendimentos. O estudante Lucas Carvalho elogiou a inclusão da Erem Nóbrega na iniciativa. “Nesse processo, visualizamos a ausência sobre conhecimento jurídico por parte dos alunos. Por isso discutir o assunto em classe é tão importante. Não adianta só falar sobre leis. É preciso conhecê-las até mesmo para exigir o seu cumprimento. Somos adolescentes prestes a entrar no mercado e é preciso garantir os direitos do trabalhador e a informação a todos os cidadãos”, comentou.


A juíza Carmen Richlin conversa com os estudantes sobre questões trabalhistas
 
Coordenadora local da iniciativa, a magistrada Carmen Richlin falou sobre a atividade no colégio. “O programa aproxima o poder judiciário da sociedade, fazendo o cidadão pleno, consciente dos seus direitos. Ele não tem fins lucrativos e, desde 2006, dentro desse formato, já agraciou mais de 40 escolas em cidade como Recife e Olinda, entre outras”, ressaltou a juíza, que é titular da 1ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana da capital.
 
Mais - O programa Trabalho, Justiça e Cidadania é de autoria da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) com coordenação da Amatra6 e parceria do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e Governo de Pernambuco. Em 2015, ele contemplará seis escolas públicas do ensino médio no Recife, que trabalharão a temática Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania.


Mais três escolas públicas serão visitas até o final do ano
 
Na fase inicial, os professores recebem capacitação específica para, em seguida, trabalhar o assunto em sala de aula. Depois, os alunos são estimulados a desenvolver atividades lúdicas sobre a abordagem, a exemplo de produção de cartazes, debates e criação de jogos teatrais.
 
Até o fim do ano, mais três unidades educacionais demonstrarão de forma prática o que foi trabalhado como proposta do programa – as Erem Professor Cândido Duarte e Professor Alfredo Freire e a Escola Técnica Miguel Batista. As visitas já contemplaram as Erem Beberibe, Silva Jardim e Nóbrega. A culminância do programa ocorrerá em um grande evento no segundo semestre, com uma competição entre os estudantes sobre as melhores abordagens dentro da temática trabalho, justiça, ética e cidadania.  
 
Texto: Larissa Correia
Fotos: Maurício Ferry