Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial propõe ciclo de estudos



A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (EJ-TRT6) inicia preparativos para realizar, no fim de agosto, um ciclo de estudos abordando o tema Trabalho e Radicalização da Democracia. A ideia inicial é realizar as aulas ao longo de duas semanas consecutivas, em tardes de quinta e sexta-feiras. No total, seriam quatro encontros – nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto, das 13h às 17h –, na unidade Encruzilhada. As aulas serão ministradas pela doutora em Filosofia do Direito pela UFPE Mariana Pimentel Fischer Pacheco.
 
O ciclo de estudos é voltado para magistrados e servidores. A carga horária total de 16 horas será computada como atividade de formação continuada para juízes e de adicional de qualificação para servidores – sendo exigida a frequência integral a todos os encontros.
 
O objetivo do curso é estimular um debate sobre as principais teorias da democracia radical e sua conexão com questões referentes a direitos sociais, principalmente trabalhistas.  Para tanto, a doutora Mariana Fischer vai expor sobre a tradição da Escola de Frankfurt, especialmente, as ideias de Theodor Adorno, Jürgen Habermas e Axel Honneth. Com base em teses desses autores, discutirá temas atuais, tais como: limites jurídicos e políticos à racionalidade econômica; crítica à tecnocracia; soberania popular e direitos humanos; o papel de direitos políticos e sociais, assim como de políticas redistributivas para a radicalização da democracia.
 
O conteúdo programático do curso está dividido em três grandes tópicos: Radicalização da democracia e a Escola de Frankfurt: panorama e primeira geração; Habermas: democracia e direitos políticos; e Honneth: democracia, trabalho e direitos sociais.
 
Estão sendo oferecidas apenas 25 (vinte e cinco) vagas. Inicialmente a Escola Judicial está realizando uma pré-inscrição até o dia 31/07 no link: http://goo.gl/forms/g66jBMmy3m.
 
Texto: Escola Judicial TRT-PE