Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE e UFPE promovem de amanhã (18) a sexta (21) seminário sobre memória da Justiça do Trabalho

Os dez anos do convênio de cooperação técnica e pesquisa histórica firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e o Programa de Pós-Graduação em História da UFPE serão celebrados com a realização de um evento entre os próximos dias 18 e 21 de agosto. Em sua quinta edição, o seminário Justiça do Trabalho e Historiografia: passado e presente ocupará o auditório no terceiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. O acesso é livre e com inscrição gratuita.

Realizada com o apoio do Memojutra - Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, a iniciativa acadêmico-institucional reunirá nomes de referência na área, entre pesquisadores, professores e desembargadores de várias regiões do País, como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul. Serão realizadas diversas mesas e conferências sobre temas como a Justiça do Trabalho no tempo de regime militar, casos exemplares de dissídios coletivos e história e narrativas de processos trabalhistas.

Em uma programação inteira em destaques, deverá estar entre os pontos altos a discussão sobre a contribuição dos relatos orais de memória de juízes do trabalho para a historiografia. A abordagem será conduzida pela pesquisadora decana sobre as relações trabalhistas no Brasil, a professora doutora da UniRio Ângela de Castro Gomes.

“Os processos trabalhistas são fonte documental de relevância para a compreensão das relações conflituosas do trabalho configurando-se como um importante recurso para o revisionismo da historiografia dessa área”, comentou a professora doutora da UFPE e gestora do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) Marcília Gama.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação de História da UFPE, professor doutor Antônio Montenegro, o seminário é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área do Direito, História, Sociologia, Antropologia e demais áreas afins. O acesso é livre e as inscrições podem ser feitas presencialmente no evento ou pelo site http://vjusticaetrabalho.blogspot.com.br. Estão disponíveis 200 vagas. Informações pelo telefone (81) 2126.8950.

Saiba mais - O convênio entre o TRT6 e a UFPE teve início há dez anos. Na época, o Tribunal formalizou a cessão provisória de processos trabalhistas de valor histórico para a instituição acadêmica. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da universidade, Antônio Montenegro, a parceria é das mais importantes já firmadas pelo setor, inclusive pelo pioneirismo, ao lado das Federais do Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Nessa primeira década do acordo, mais de 200 mil processos foram emprestados à UFPE, dos quais 20 mil estão disponíveis para consulta. Todos os documentos acessíveis pelo público são tratados, higienizados, organizados e digitalizados por bolsistas Pibic financiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe). O material tem sido utilizado como fonte de pesquisa por estudantes e especialistas, além de servir de base para a elaboração de várias monografias dissertações e teses.

Programação

18.08

9h às 12h30:

Inscrições

14h30 às 17h30:

Mesa de abertura

Conferência - Trajetória de lutas e conquistas em defesa da memória da Justiça do Trabalho

Eneida Melo, desembargadora e ouvidora do TRT-PE, membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT) e representante da Justiça do Trabalho no Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname)

19.08

9h às 12h30:

Mesa 1 - História, memória e narrativas de processos trabalhistas

Desembargador do TRT-PE e professor doutor da UFPE Sergio Torres

Professora doutora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE Regina Guimarães

Juíza do TRT-RS e membro da Comissão coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho da Quarta Região Anita Lübbe

14h30 às 17h30

Mesa 2 - História da Justiça do Trabalho: o juiz e o historiador

Desembargador do TRT-PE e mestre em Educação Paulo Alcantara

Professor doutor da Unicamp Fernando Teixeira

Desembargadora e ex-presidente do TRT-PE Ana Maria Schuler

20.08

9h às 12h30:

Mesa 3 - Dissídios coletivos: casos exemplares

Professora doutora da UFRPE e gestora do Memorial da Justiça do Trabalho Pernambuco (TRT-PE) Marcília Gama

Juíza do TRT-RS e membro da Comissão coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho da Quarta Região Anita Lübbe

Especialista em Memória e Cinema, História da Cultura e da Arte e em História e Culturas Políticas e pesquisadora do Centro de Memória do TRT-MG Maria Aparecida Carvalhais

Especialista em digitalização de acervo e preservação da memória do TRT-PB Raimundo Normando Madeiro

14h30 às 17h30

Mesa 4 – A Justiça do Trabalho em tempo de regime militar

Professor doutor da UFPE e ex Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da Sexta Região Everaldo Lopes de Andrade Gaspar

Professor doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE Antônio Montenegro

21.08

9h às 12h30:

Mesa 5 – Arquivos do TRT: desafios da Gestão e da Memória no Brasil

Professora e pesquisadora da UFPE Vera Acioli

Presidente do Memojutra e desembargadora do TRT-Campinas Tereza Aparecida Asta Gemignani

14h30 às 17h30:

Mesa 6 – A Justiça do Trabalho e o trabalhador rural

Professora doutora da UFPE Christine Dabat

Professor doutor da UFPE Antonio Jorge de Siqueira

Desembargador e presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRT-PR e membro do Conselho Deliberativo do Memojutra Cássio Colombo Filho

18h às 19h:

Conferência de encerramento

Contribuição dos relatos orais de memória de juízes do trabalho para a Historiografia

Pesquisadora decana sobre as relações de trabalho no Brasil e professora doutora da UniRio Ângela de Castro Gomes