Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE condecora ministra Maria de Assis Calsing com Medalha Conselheiro João Alfredo

 
 A ministra recebeu a homenagem das mãos da presidente do TRT-PE, Gisane Barbosa de Araújo
 
Na tarde desta sexta-feira (9), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) homenageou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria de Assis Calsing com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira. 
 
No Recife durante esta semana, onde presidiu a Comissão Examinadora da prova oral do XX Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do TRT-PE, a ministra recebeu a medalha em cerimônia na sala de Sessões do Pleno, no edifício-sede da Instituição, antes do resultado final dos aprovados no concurso. A ministra foi indicada para receber a comenda em maio deste ano, mas não pôde comparecer à cerimônia na ocasião.
 
Durante a cerimônia, a presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Aráujo lembrou que a medalha, criada para marcar um século do fim da escravidão, em 1988, tem como patrono o Conselheiro João Alfredo, signatário da Lei Áurea.  “É com orgulho que o TRT presta esta homenagem à ministra Maria de Assis Calsing”. Agradecendo a condecoração, a ministra disse que a comenda representa a distinção e o afeto que está recebendo do povo pernambucano. “A homenagem evoca um tema muito caro a todos que integramos o Judiciário Trabalhista”, finalizou. 
 
A Ministra
Maria de Assis Calsing, natural de Juiz de Fora/MG, é graduada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Começou a carreira jurídica como advogada, foi assessora jurídica do Ministério das Relações Exteriores, assumiu o cargo de juíza do Trabalho no TRT10 (DF/TO), onde presidiu a Corte no biênio 1996/1998 e tomou posse no TST, como ministra, em 2007. Atualmente é presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho.
 
A Medalha 
Instituída em 1987 pelo presidente do TRT-PE desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, a Medalha leva o nome de importante político pernambucano, que foi conselheiro de Estado no Brasil Império e figura de destaque na abolição da escravatura, tendo participado da promulgação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Mais alta condecoração do TRT-PE, a comenda foi criada como marco dos 100 anos da assinatura da norma que marcou o fim da escravidão no País e é destinada a personalidades e instituições de destaque em seu campo de atuação ou que contribuíram para o aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho pernambucana.
 
Foto: Elysangela Freitas