Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Agentes de Segurança do TRT-PE encerram mais um curso de reciclagem

Aula na sede do CIOE/Polícia Militar
 
Os meses de outubro e novembro foram mais intensos que o habitual para a Divisão de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal do TRT-PE, a edição de 2015 do curso anual de reciclagem para agentes de segurança contou com os profissionais da casa como instrutores, tanto nas aulas teóricas quanto na parte prática.
 
A capacitação teve quatro turmas e recebeu também alunos convidados da Justiça Federal da 5ª Região, dos Regionais trabalhistas da Paraíba e do Piauí, e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As disciplinas ministradas giraram em torno de três eixos temáticos: Uso progressivo da força, de espargidores de pimenta e do dispositivo elétrico incapacitante (SPARK), com o agente Fábio Jorge; Prevenção e combate de incêndios, ministrado pela chefe da Divisão de Segurança, Juliana Bezerra; e Artefatos explosivos, comandado por Uiraquitan Lira. 
 
Aula teórica de prevenção e combate de incêncio
 
Todos os módulos e seus conteúdos foram preparados e ministrados por agentes de segurança do TRT-PE. A chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal, Andrea Guedes, explica que a ideia é estimular o aprendizado constante dos profissionais de segurança do Regional e, ao mesmo tempo, promover a valorização do servidor. “Se a gente contratasse (para a instrutoria) uma empresa, ainda que especializada, os instrutores não teriam a vivência do dia a dia do Tribunal”, avalia. 
 
Responsável pela disciplina de Artefatos Explosivos, o agente Uiraquitan Lira concorda que a experiência atuando na Justiça do Trabalho é um conhecimento que deve ser aproveitado. “Procuramos adaptar as disciplinas ao nosso cotidiano no desempenho das funções e às instalações. Damos uma atenção ao espaço físico, o que permite que a gente especifique o tipo de ação que o agente pode executar em determinado espaço”, ressalta o instrutor.
 
Os agentes treinaram o manuseio do dispositivo elétrico incapacitante (SPARK)
 
Além do incentivo à instrutoria interna, também merecem destaque as parcerias firmadas para a realização do curso. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) ofereceu salas e espaços para o treinamento, bem como a 1ª Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) da Polícia Militar de Pernambuco, que também colocou sua equipe à disposição para a prática de varredura de explosivos. 
 
 
Texto: Cláudia Ferreira
Foto: Divisão de Segurança do TRT-PE