Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE realiza audiências nos dissídios de profissionais de rádio e TV, gráficos e jornalistas

Na manhã desta sexta-feira (15), na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), foram realizadas as audiências de tentativa de conciliação do dissídio coletivo dos profissionais de rádio e TV, dos gráficos e dos jornalistas.

Na primeira audiência do dia, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Editoriais, Jornais, Revistas, Envelopes, Cartonagem, Serigrafia e Formulários Contínuos do Estado de Pernambuco (Sindgraf) e o Sindicato das Empresas Editoriais de Jornais de Pernambuco (Sejope), após proposta de conciliação sem êxito, a categoria patronal manifestou a impossibilidade de reajuste pelo índice oficial da inflação diante das dificuldades econômicas, mas se propõe a negociar oferecendo melhoria em outras vantagens e cláusulas sociais, o que será estudado pelo Sindgraf.

Na tentativa envolvendo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e o Sejope, mais uma vez, a categoria patronal afirmou que poderia manter apenas as cláusulas sociais do dissídio, mas que não tinha condições de atender as vantagens econômicas. O Sinjope declarou que abre mão do ganho real, mas exige o reajuste com base no índice oficial de inflação, propondo o pagamento parcelado, o que não foi aceito pelo Sejope.

No dissídio entre o Sinjope e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Pernambuco (Sertepe), igualmente não se chegou a um acordo, pois o sindicato dos profissionais não desiste do reajuste com base no índice oficial de inflação e o Sertepe assegurou que não existe possbilidade por parte das empresas em atender a demanda dos empregados.

Como as categorias não chegaram à conciliação em nenhum dos três dissídios, novas audiências foram designadas para o dia 27 de maio, a partir das 9h30, novamente na sede do Tribunal.

As audiências foram dirigidas pela presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, e contou com a presença do corregedor do TRT-PE, desembargador Ivan de Souza Valença Alves – relator no dissídio dos profissionais de rádio e TV -, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade – relator no dissídio dos jornalistas -, do juiz convocado Luciano Alexo da Silva – relator no dissídio dos gráficos, além do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), José Laízio Pinto Júnior.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas