Publicada em 18/04/2016 às 10h28
Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) aprovou a revisão do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), para o período 2015-2020, e do Plano Diretor de TIC, para o biênio 2015-2016. O procedimento atende ao disposto na Res. CNJ nº 211/2015, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).
Com o novo plano, o TRT-PE passou a ter 9 objetivos estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), os quais serão monitorados por 25 indicadores estratégicos.
Dentre esses indicadores, vale destacar a importância daqueles que mensuram o alcance do objetivo estratégico “Primar pela satisfação do usuário de TI”:
1. Índice de Satisfação de Usuários Externos – ISUE
2. Índice de Satisfação de Usuários Internos – ISUI
3. Índice de Satisfação dos Usuários Internos com os Serviços de TI – ISUISTI
4. Índice de Satisfação com os Projetos de Software – ISPS
5. Índice de Satisfação dos Usuários com a Sustentação de Sistemas – ISUSS
Os dois primeiros indicadores serão mensurados por metodologia a ser divulgada pelo Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT). Já os três últimos estão sendo coletados dia a dia, sempre que um chamado técnico é fechado ou quando um novo sistema é concluído. Portanto, a participação dos servidores do TRT6, respondendo aos questionários de satisfação disponibilizados pela STI é fundamental para que os indicadores reflitam a realidade da nossa instituição.
Também merece destaque o indicador Índice de Solução dos Incidentes do PJe – ISI, que mede o percentual de chamados técnicos do PJe que foram atendidos dentro do prazo previsto no Acordo de Nível de Serviço (ANS).
Além desses, o PETIC possui objetivos relacionados ao aprimoramento dos processos internos da STI nas áreas de governança, segurança da informação, desenvolvimento e sustentação de sistemas, gestão de projetos e serviços. Na perspectiva Recursos existem os objetivos que tratam das gestões de pessoas, com ênfase na capacitação dos servidores, e orçamentária, além da garantia de disponibilidade da infraestrutura que provê o funcionamento de todas as soluções de TIC do TRT6.
Em complemento, as ações necessárias para o alcance dos objetivos estratégicos de TIC encontram-se detalhadas no Plano Diretor de TIC.