Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Dissídios coletivos dos profissionais de rádio e TV, dos gráficos e dos jornalistas de PE voltam à mesa de negociação

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realiza, na próxima quarta-feira (27/04), a partir das 9h30, novas audiências de conciliação vinculadas aos dissídios coletivos dos profissionais de rádio e TV, dos gráficos e dos jornalistas. A desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, presidente do Regional pernambucano, conduziu a primeira rodada de negociações, na última sexta-feira (22), mas as partes não chegaram a um acordo.
 
O Sindicato das Empresas Editoriais de Jornais de Pernambuco (Sejope), parte no primeiro dissídio junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Editoriais, Jornais, Revistas, Envelopes, Cartonagem, Serigrafia e Formulários Contínuos do Estado de Pernambuco (Sindgraf), declarou a impossibilidade conceder reajuste pelo índice oficial da inflação, em razão de dificuldades financeira. Em contrapartida, prometeu melhorias em outras vantagens e cláusulas sociais, o que está sendo estudado pelo Sindgraf.
 
A negociação envolvendo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e o Sejope também esbarrou na alegada crise econômica da categoria patronal, que afirmou que poderia manter apenas as cláusulas sociais do dissídio.  O Sinjope, por sua vez, declarou que abre mão do ganho real, mas exige o reajuste com base no índice oficial de inflação, propondo o pagamento parcelado, o que também não foi aceito pelo Sejope.
 
No dissídio entre o Sinjope e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Pernambuco (Sertepe), igualmente não se chegou a um acordo, pois o sindicato dos profissionais não desiste do reajuste com base no índice oficial de inflação e o Sertepe assegurou que não existe possbilidade por parte das empresas em atender a demanda dos empregados.