Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania capacita professores da rede pública

Juiz Hugo Melo explica os conflitos da relação trabalho x capital

Professores de oito escolas públicas e representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco participaram, na tarde de ontem (05), do terceiro dia de capacitação de docentes no Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (AmatraVI), em sua sede no bairro do Pina. O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) apoia o projeto desde sua criação, em 2005.

Com isso, foi concluída a primeira fase do Programa. Agora, os professores passam a trabalhar conceitos de Direitos Humanos e do Trabalho dentro de sala de aula. A presidente do Tribunal, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, desejou que as palestras tenham enriquecido o conhecimento dos educadores e venham a contribuir na formação dos alunos. Ressaltou também que o projeto será levado a outros países de língua portuguesa.

Educação ambiental foi o tema da palestra do promotor André Felipe

Nesse último dia, o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) André Felipe Menezes falou sobre educação ambiental. Em seguida, o juiz trabalhista Hugo Melo abordou o papel da Justiça para limitar a exploração da força de trabalho em seus dois principais pilares: jornada e remuneração. Avançou sobre temas atuais como a terceirização, a possível precarização dos Direitos Trabalhistas com aprovação de leis e emendas constitucionais, o uso da demissão arbitrária para desarticular categorias profissionais e, ainda, o profundo corte orçamentário dessa Justiça especializada como forma de enfraquecer a proteção ao trabalhador.

O psicólogo da Escola da Polícia Militar, Agenor Tomaz, falou que pôde aprender mais sobre o direito dos trabalhadores e dos próprios estudantes. Já a coordenadora Josemar Barbosa, da Gerência Regional de Educação Recife Norte, explicou que o projeto forma  jovens multiplicadores, que contribuem para expansão do conhecimento mesmo após o período escolar, tornando-se empregados mais conscientes.

Juiz Hugo Melo, desembargador Luciano Alexo, juíza Carmem Richlin, promotor André Felipe e presidente Gisane Araújo

O evento foi coordenado pela juíza do trabalho Carmen Richlin e contou com a presença do desembargador do TRT-PE Luciano Alexo, da professora Kátia Monteiro e do advogado Hugo Vitor.

Próximas etapas: os magistrados visitarão as escolas para um “Tira Dúvidas” e para assistirem a apresentações produzidas pelos estudantes, sobre os temas relacionados a trabalho, justiça e cidadania. No fim do ano, é feita uma culminância para confraternização e escolha dos melhores projetos.

Mais fotos no Flickr do Tribunal

Notícia relacionada:

Desembargador corregedor do TRT-PE, Ivan Valença, anuncia escola vencedora na culminância do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas