Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Ecos de Pernambuco realiza seminário sobre compras públicas sustentáveis

Evento contou com a presença da vice-presidente, Virgínia Canavarro (dir.)

Nesta quarta-feira (25), o Comitê Ecos de Pernambuco promoveu seu 5º seminário com o tema “Compras Públicas Sustentáveis”. O evento, no auditório da Escola da Magistratura Federal (Esmafe), no Recife/PE, foi organizado conjuntamente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O objetivo do encontro foi refletir sobre o tema e estruturar, de forma preliminar, recomendações operacionais que possam ser implementadas pelos parceiros do Ecos. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre questões, como o cenário atual das compras públicas sustentáveis; os desafios para a gestão ambiental do processo de compras e contratações na administração pública; as tendências de melhoria gerencial, técnica e operacional da gestão das contratações sustentáveis; além de conhecer os guias de contratações sustentáveis produzidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pela Advocacia Geral da União (AGU).

As instituições envolvidas discutiram o tema com vistas à elevação da ecoeficiência operacional, buscando discutir pontos que estejam atrelados à consciência socioambiental. Na programação houve exibição de vídeos, realização de palestras, painéis, debates, oficinas e apresentação de cases de sucesso.

Na programação, a coordenadora de Licitações e Contratos do TRT-PE, Deyse Mendes, falou sobre “Critérios de sustentabilidade nas aquisições de bens e serviços pela administração pública”. Na sequência, Maria Augusta Soares de Oliveira, da Advocacia Geral da União (AGU), comentou sobre “Contratações Públicas e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável”; depois, Deyse Mendes, do TRT-PE, voltou para falar sobre “Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho”.

Estiveram presentes no seminário, a vice-presidente do TRT-PE, desembargadora Virgínia Malta Canavarro, o presidente do TRF5, desembargador Rogério de Meneses Fialho Moreira, e o membro da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE e chefe da Seção de Assistência Social, Renatto Pinto.

Comitê Ecos de Pernambuco

O Encontro de Comissões Socioambientais de Pernambuco (Ecos de Pernambuco) foi formalizado em setembro de 2014, através de protocolo de cooperação técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o TRE-PE. O papel do grupo é estimular e desenvolver ações compartilhadas na área de responsabilidade socioambiental, entre elas a implementação de políticas públicas e o fomento a ações educativas e pedagógicas junto ao corpo funcional e usuários das entidades.

Texto e fotos: Fábio Nunes