Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE participa da II Feira de Aprendizagem Profissional

Juíza Ana Freitas apresentou palestra sobre direitos do jovem aprendiz

A gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Ana Freitas, participou, na manhã desta quarta-feira (10), da II Feira da Aprendizagem de Pernambuco, promovida pelo Ministério do Trabalho e pelo Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), no auditório do Centro de Convenções de Pernambuco.

Em sua palestra, intitulada “Instrumentos internacionais de proteção: menor aprendiz no contexto nacional”, a magistrada Ana Freitas abordou as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 138, que fala da idade mínima para o trabalho, e da 182, que trata das piores formas de trabalho infantil. A juíza também comentou sobre o contrato de aprendizagem, ressaltando aspectos de validade como o registro na carteira de trabalho, a matrícula regular do jovem em rede de ensino e a orientação obrigatória da entidade formadora, além da necessidade da existência de atividades teóricas e práticas para a formação completa do aprendiz.

O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre aprendizagem profissional, bem como incentivar a implantação da modalidade nos municípios do estado, na administração pública, nas empresas privadas e nas cooperativas. Na ocasião, os jovens que compareceram à Feira puderam conferir apresentações culturais, palestras sobre o tema, roda de diálogo, relatos de instituições públicas, cases de sucesso de empresas privadas e o depoimento de um jovem aprendiz do Banco do Brasil. A Feira também contou com um espaço de stands para a apresentação dos programas de aprendizagem de várias entidades formadoras credenciadas pelo Ministério do Trabalho.

Em primeiro plano, procuradora Jailda Pinto e juíza Ana Freitas

FORAP

O Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional é um espaço de articulação social que tem por finalidade estimular e promover o debate, a mobilização e a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho, inclusive as pessoas com deficiência, além de desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para o crescimento da Aprendizagem Profissional em Pernambuco.

Também participaram do evento o superintendente regional do Ministério do Trabalho (SRT/PE), André Luz Negromonte; a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Jailda Pinto; a coordenadora de Fiscalização de Aprendizagem da SRTE/PE, Isabela Gonçalves; a presidente do Forap, Simone Brasil e a coordenadora do Forap, Ana Patrícia Gomes. O evento teve o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Confira mais fotos AQUI.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas