Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Prêmio por preservação da memória é uma conquista do Tribunal, reforça a desembargadora Eneida Melo

Premiada na última quarta-feira (10) com a medalha e o certificado ​​dos 10 anos do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), em razão dos esforços para preservação da memória da Justiça do Trabalho pernambucana, a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo ressaltou ser esta uma conquista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e, de forma simbólica, repassou o prêmio para presidente do Regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, em sessão do Pleno nesta terça-feira (16). A magistrada decana ressaltou que o TRT-PE é referência na conservação de documentos com valor histórico, citando como exemplo o tombamento de parte de seu acervo como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Gestão documental: O TRT-PE desenvolve um projeto permanente para a análise dos processos armazenados no Arquivo Geral. Lá, dez estudantes do curso de Direito e História da Faculdade Osmar Lins (FACOL) fazem a triagem do material com significado histórico e o encaminham para adequada preservação.

Uma parte do acervo está disponibilizada ao público geral no Memorial da Justiça do Trabalho, localizado na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, onde é possível conferir dissídios coletivos importantes, fotografias, móveis e outros itens de memória. Outros processos foram direcionados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para sedimentar estudos do Departamento de História. Além da utilização em pesquisas, os documentos também são catalogados e digitalizados, ficando disponíveis no site: http://memoriaehistoria.trt6.gov.br.

Notícia relacionada:

Desembargadora Eneida Melo é homenageada no Memojutra

Texto: Helen Falcão

Foto: Paula Barreto