Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Judiciário Trabalhista impulsiona ouvidorias

 
 
 
A 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), realizada em Brasília, nos dias 18 e 19 de agosto, evidenciou o propósito do Judiciário Trabalhista de dar maior visibilidade e eficiência às ouvidorias. 
 
Representando o TRT-PE, a desembargadora ouvidora Eneida Melo Correia de Araújo, informou que uma das orientações do encontro foi de que se buscasse a realização de ações conjuntas com outros órgãos, a exemplo de escolas judiciais, memoriais e mesmo ouvidorias de outras instituições. Destacou ainda a desembargadora que a Ouvidoria do Regional pernambucano está cumprindo as recomendações gerais de constituição e funcionamento, obedecendo, por exemplo, ao processo de escolha por meio de eleição.  
 
Durante a reunião, foi apresentado e discutido o documento “Perfil das Ouvidorias da Justiça do Trabalho – 2016”, síntese de pesquisa feita pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, com perguntas respondidas pelo Conselho Superior da Justiça (CSJT) e os 24 regionais trabalhistas. O estudo descreve a avaliação da estrutura organizacional, atendimento, gestão, Lei de Acesso à Informação (LAI) e perfil do ouvidor. 
 
Texto: Eugenio Jerônimo
 
 
Presidente do TST assina programa de fortalecimento das ouvidorias da Justiça do Trabalho 
 
 
 
 
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e ouvidor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, assinou nesta quinta-feira (18) o Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle que visa fortalecer e promover a integração das ouvidorias num sistema único de informatização. O documento foi assinado durante a 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), em Brasília.
 
Para o presidente do COLEOUV, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, o ato foi importante para a consolidação e progresso das ouvidorias da Justiça do Trabalho. "Esse programa vai nos permitir a convivência em rede como um todo" afirmou.
 
Ouvidores e seu papel
O presidente do TST firmou que as pessoas que o trabalho das ouvidorias é multidisciplinar, e que, como ouvidor-geral, tem se deparado com diversas indagações. "A mais recente foi o problema de como vamos receber e que tratamento dar às denúncias anônimas", observou.
O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, presente no encontro, afirmou que o melhor serviço público do mundo é aquele que presta conta do que faz.  "Tem que trabalhar com eficiência, com economicidade e com transparência e responsabilidade, não apenas do ponto de vista legal e formal mas também em relação à qualidade do produto final".
 
TST – Texto: Viviane Gomes/TG  Foto: Aldo Dias