Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania chega à Escola Gilberto Freyre

Visitantes são recpcionados pela Banda da Escola

Na quarta-feira (24), a Escola Gilberto Freyre, no bairro de Casa Amarela, tornou-se a quinta instituição de ensino a receber o projeto Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) neste segundo semestre de 2016.  Desenvolvido em Pernambuco pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6.ª Região (Amatra VI) com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o projeto busca aproximar o Judiciário de crianças e adolescentes estudantes da rede pública, capacitando professores e promovendo visitas de profissionais da magistratura, advocacia e promotoria aos colégios, para tirar dúvidas e prestigiar produções artísticas dos jovens. A coordenadora Regional, juíza Carmem Richlin, resume a proposta: “Queremos formar cidadãos plenos, consciente de seus direitos e deveres”.

“Queremos formar cidadãos plenos, consciente de seus direitos e deveres”, ressalta a coordenadora do progama, juíza Carmem Richlin

A gestora da Escola Gilberto Freyre, Simone Lira, explica que os professores trabalharam em sala de aula as cartilhas sobre Direitos Humanos e do Trabalho disponibilizadas pela AmatraVI. O resultado está visível nas paredes da escola, onde estão afixados desenhos, colagens e redações sobre o tema.

Direito do Trabalho foi tema de atividade em sala de aula

Os alunos do período da tarde também montaram um teatro com a temática da violência doméstica e exploração do trabalho infantil. Os quatro amigos, atores na peça, Valdênia Paula, Maxwel Sodré , Vinícius de Mendonça e Levi Júnior contam que todo processo contribuiu para que eles se conscientizassem: “a gente aprendeu que criança também merece respeito”, afirmou Paula, e Maxwel concluiu: “trabalho de criança é brincar, estudar e ser feliz”.

Alunos interpretam situação de violência doméstica

O trabalho infantil foi justamente o tema que mais interessou aos estudantes. “Gerou uma série de perguntas”, lembram as professoras de Português Sandra Pereira e Maria Luzitan Nóbrega, que compilaram os questionamentos para o momento “Tira Dúvidas” com os convidados. A atividade artística também contou com a apresentação da banda da escola, que estava bastante entrosada, mesmo tendo sido criada há pouco mais de um mês.

A última visita do ano será à Escola São Miguel, na próxima quinta-feira (01/09). Em outubro, todos os colégios se reúnem para um evento de culminância, onde serão eleitos os melhores trabalhos artísticos.

Mais fotos no Flickr do Tribunal 

Texto: Helen Falcão

Fotos: Paula Barreto