Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

10ª Primavera dos Museus

Os museus desempenham um importante papel social, pois o foco tradicional na coleta,  preservação e educação tem-se alargado, o que possibilita ressaltar suas potencialidades de interação com a comunidade. Assim, os museus se tornam espaços de trocas e construções socioculturais, tanto com seus públicos quanto com seu entorno.

Sob essa perspectiva, o Memorial da Justiça do Trabalho promove, no Recife, de 20 a 22 de setembro, a 10ª Primavera dos Museus - evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano terá como tema Museus, Memórias e Economia da Cultura.

Durante a semana, haverá palestras, roda de diálogos, exposições e apresentação cultural. A Primavera dos Museus deste ano conta com o apoio do Grupo de Esportes do TRT-PE (Grude6), através da exposição iconográfica com fotos, troféus, medalhas e uniformes oficiais dos 10 anos de competições do grupo, retratando a participação e conquistas nas diversas modalidades dos servidores, e através da inauguração da sala de esportes da entidade.

Os participantes também vão poder conferir a exposição filatélica “Memória das Olimpíadas”, da coleção de selos do servidor do TRT-PE João Pinheiro da Câmara Filho (Zito). Na terça-feira (20), a partir das 13h, acontecerá o início das atividades, com a abertura das exposições, a inauguração da sala do Grude e a conferência com o desembargador Paulo Alcantara.

Na quarta-feira (21), às 13h, acontece a roda de diálogos “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, com o historiador e arte-educador do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) professor Thiago Nunes e com o servidor do TRT-PE, doutor em Educação pela UFPE e professor do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana (FASNE), Sávio Assis de Oliveira.

Já na quinta-feira (22), às 13h, ocorre o momento cultural com personalidades envolvidas na Economia da Cultura em Pernambuco, com mediação da coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT-PE, professora doutora Marcília Gama. Fechando o evento, às 15h, o escritor, mestre em Linguística pela UFPE e chefe do Núcleo de Comunicação Social do TRT-PE, Eugenio Pacelli, falará sobre sua produção cultural, explorando o universo da poesia de tradição oral nordestina.

O evento conta com total apoio de realização e suporte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). E toda a programação foi abonada pela presidente da Câmara Técnica de Gestão da Memória e Pesquisa e diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), desembargadora do TRT-PE Eneida Melo Correia de Araújo.

As inscrições são gratuitas e para participar basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email: memorial[at]trt6.jus[dot]br. O evento confere certificado de participação, sendo exigidos pelo menos 75% de frequência nas atividades.

Memorial

O Memorial da Justiça do Trabalho é um espaço reservado à preservação da história do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), com documentos antigos, mobiliário e fotografias. Criado em 2009, o Memorial é uma instituição cultural que promove, sem fins lucrativos, a guarda de acervo que conta a trajetória da Justiça do Trabalho no Estado, desde sua criação em 1946, e garantindo a preservação e o conhecimento desse rico material para a sociedade.

Confira a programação AQUI.

Serviço:

10ª Primavera dos Museus

Período: 20, 21 e 22/09

Horário: 13h às 15h30

Local: Memorial da Justiça do Trabalho (Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem),

Inscrições: memorial[at]trt6.jus[dot]br

Informações: (81) 3326.8136

Texto: Fábio Nunes

Ilustração: Simone Freire