Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE realiza segunda Reunião de Análise da Estratégia

A presidente do TRT-PE, Gisane Barbosa de Araújo, abriu o encontro

Na manhã dessa sexta-feira (16), na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) realizou a segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do ano. No encontro, foram abordadas as metas nacionais definidas para o Poder Judiciário, projetos de áreas do planejamento estratégico, avaliações e acompanhamento de indicadores.

Elisabete Duarte expôs resultados da área administrativa

A RAE visa relatar a evolução do Regional no que se refere às metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, também, expor resultados de projetos estratégicos do Tribunal. Após a abertura do encontro pela presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, a coordenadora da CGE, Elisabete Duarte de Sousa Alves, expôs a programação e os resultados dos principais indicadores da área administrativa, a exemplo dos índices de governança corporativa e de divulgação na mídia. Ela também demonstrou, dento do aspecto de gestão participativa, o processo de definição das propostas para elaboração das metas nacionais para 2017.

Indicadores da área jurídica foram apresentados por Luiz Moura

Na sequência, os indicadores da área jurídica, constantes no Planejamento Estratégico do Tribunal, foram apresentados pelo assistente do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura. Com base nos dados do sistema e-Gestão, Luiz Moura comentou os números de execução, conciliação, processos julgados e tempo de duração de processos, com destaque para o aumento da produtividade do Regional nos últimos meses.

Mancinelli Villa Nova falou sobre os programas e projetos estratégicos

Depois, o chefe do Escritório de Projetos, Mancinelli Villa Nova, falou sobre os programas e projetos estratégicos, comentando os resultados já obtidos com as iniciativas, a exemplo da excelência nas atividades de apoio, da otimização dos processos críticos, da implantação da gestão de risco e da governança em tecnologia da informação (TI).

Juiz Rodrigo Samico apresentou as capacitações realizadas pela EJ

Em seguida, o coordenador da Escola Judicial (EJ), juiz Rodrigo Samico, apresentou as principais atividades realizadas pela Escola, ressaltando que o corte orçamentário inviabilizou muitas ações, o que exigiu um esforço da equipe para o cumprimento do planejado, a exemplo da adoção de aulas por web conferências, diminuindo os custos de capacitação.

Marina Moraes falou sobre a política de qualidade de vida para pessoas com deficiência

Marina Célia Moraes, da Seção de Assistência Social, falou sobre a política de qualidade de vida para Pessoas com Deficiência (PcD), abordando as ações de mapeamento da situação no Tribunal, os resultados da pesquisa com os servidores PcD e a capacitação sobre atendimento para pessoas com deficiência. Uma das propostas da política é a criação da Comissão de Acessibilidade do TRT-PE.

Terezinha Pimentel mostrou o desempenho do Regional em relação às metas nacionais

A chefe do Núcleo de Estatística e Pesquisa, Maria Terezinha Pimentel, mostrou o panorama do Tribunal e o desempenho das Varas Trabalhistas (VTs) em relação às metas do Poder Judiciário para 2016, estabelecidas pelo CNJ. Dentre as metas nacionais que o Tribunal deve cumprir, estão: meta 1 - julgar mais processos que o distribuído; meta 2 – julgar processos mais antigos; meta 3 – aumentar os casos solucionados por conciliação; meta 5 – impulsionar processos à execução; meta 6 – priorizar o julgamento das ações coletivas; e meta 7 – priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes e dos recursos repetitivos.

Adriano Pinheiro comentou os planos e ações da área de tecnologia

Por fim, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Adriano Pinheiro, abordou o plano estratégico e o plano diretor da área. Ele comentou a pesquisa de satisfação dos usuários e a gestão de governança de TI, que envolve o fortalecimento da segurança da informação, a gestão de riscos, mapeamento e ações preventivas, além do desenvolvimento do novo Portal do Tribunal, do suporte ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e dos investimentos em infraestrutura.

Estavam presentes à reunião o corregedor regional, Ivan de Souza Valença Alves; o juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Augusto Pires de Oliveira; o chefe do Núcleo de Conciliação, juiz Eduardo Câmara; o secretário-geral da Presidência, Sérgio Mello; o diretor-geral, Wlademir de Souza Rolim; o diretor da Secretaria de Auditoria e Controle Interno, Enoque Sobrinho; o diretor da Secretaria Administrativa, João André Pegado; o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças, Flávio Romero; e a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Katia do Rego Barros; além de chefes de núcleos e seções administrativas.

Confira mais fotos AQUI.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elisangela Freitas