Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desempenho da 5ª VT do Recife é destacado em correição ordinária

Para a Corregedoria, a equipe da 5ª VT demonstra empenho e compromisso, mesmo diante de um panorama repleto de desafios 
 
Dando continuidade ao retorno dos trabalhos correicionais nas unidades judiciárias da capital, restauradas em maio, após quase um ano sem a realização de correições ordinárias nas Varas do Trabalho do Recife, a equipe de correição do TRT-PE visitou, nos dias 13 e 14 de outubro, a 5ª VT da capital. Os trabalhos foram acompanhados pelo Juiz Hélio Luiz Fernandes Galvão, que está na condução da unidade desde 2006, e pela juíza auxiliar Necy Lapenda Pessoa de Albuquerque, que há alguns meses solicitou remoção para atuar na unidade Judiciária.
 
O resultado da avaliação realizada ratificou que permanece a modelar sistematização dos trabalhos desenvolvidos na secretaria da vara, além do adequado controle dos prazos processuais. Em relação ao cenário encontrado na correição ordinária de 2015, a 5ª VT manteve o bom grau de cuidado na gestão do seu acervo processual, tanto no que diz respeito aos processos físicos como no que concerne aos feitos virtuais (PJe). Fato que a correição considerou digno de registro e reconhecimento.
 
Também foi elogiada, da parte dos magistrados, a prolação de sentenças de forma líquida nos processos que ali tramitam, nos ritos sumaríssimo e ordinário, prática que facilita o andamento processual quando os feitos atingem a fase de execução do julgado. Da mesma forma, mereceram elogios os resultados obtidos no tocante às Metas estabelecidas pelo CNJ para 2015, na medida em que atingiu a maioria delas, além de haver alcançado o segundo melhor percentual entre as VTs do Recife (98,71%), na relação entre processos recebidos X processos solucionados. Desempenho apreciável, considerando tratar-se de um juízo trabalhista da capital.
 
A equipe da 5ª VT, como observado nas varas visitadas desde maio no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, demonstra empenho diante de um panorama repleto de desafios. O que reforça o resultado principal da correição, que destacou o compromisso de todos, magistrados e servidores, visando a obtenção de resultados cada vez mais positivos em favor dos jurisdicionados.
 
Na síntese da correição, foram relacionadas três boas práticas na 5ª VT: habitual inserção de feitos em pauta para tentativa de conciliação dos processos em fase de execução, inclusive com pauta paralela durante a Semana Nacional de 19 a 23.09.2016; reciclagem dos conhecimentos do PJe por todos os servidores da VT, de forma periódica, estimulando a equipe a conhecer todo o trâmite e fluxo do PJe, de maneira a evitar “nós de desvio” e eventuais inconsistências com relação ao e-Gestão; e vara-piloto na modalidade do Teletrabalho.
 
 
Texto: Lydia Barros, com informações da Corregedoria do TRT-PE
Foto: Daniel Caseca