Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores concluem formação básica em Língua Brasileira de Sinais

Servidores da Turma de Libras Instrumental

Formou-se, nessa terça-feira (29), a primeira turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) em Libras Instrumental, após 48 horas/aula. A capacitação de partes dos servidores na Língua Brasileira de Sinais tem por princípio promover a acessibilidade na instituição, colaborando com a clareza na comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

Foi possível aprender perguntas e respostas básicas como “Qual o seu nome?”, “ Qual o seu sinal?” (outra forma de identificação em Libras) e “O que você deseja?” e também um vocabulário relacionado aos processos trabalhistas, por exemplo: indicar se a parte ganhou ou perdeu; quando será feito o pagamento, etc. Além disso, a turma fez uma aula prática de conversação com os digitalizadores com deficiência auditiva do Centro Suvag – entidade que promove a inclusão de surdos no mercado de trabalho e, no Tribunal, realiza a conversão de processos físicos em material eletrônico.

Para o servidor Marlison Andrade, o curso foi bastante produtivo. Ele comentou a didática dos professores e o empenho da turma e concluiu que o aprendizado será bastante útil não só para o atendimento nas Varas do Trabalho e no Protocolo, como também nos setores administrativos do Tribunal. A capacitação foi coordenada pelo Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal e ministrada pelos professores Luiz Albérico Barbosa Falcão e Patrícia Rocha Pordeus, do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco.

TRT da 9ª Região: O regional paranaense foi citado como um modelo na formação continuada em Libras, porque realiza periodicamente cursos nos módulos básico, intermediário, avançado e de atualizações.

Notícias relacionadas:

TRT-PE capacita servidores em Libras

TRT-PE é homenageado por inclusão social

Texto: Helen Falcão

Foto: Divulgação