Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Magistrados participam de oficina sobre gestão das Varas do Trabalho

Magistrados participam de capacitação coordenada pela Escola Judicial

Em continuidade ao 17º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados, os juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Rafael Val Nogueira e Katia Keitiane Porter comandaram a oficina Gestão de Vara do Trabalho (VT) e o Novo CPC, na manhã desta terça-feira (17), na Superintendência do Banco do Brasil, agência Rio Branco. O juiz do Regional da 4ª Região (RS) Ricardo Fioreze já havia dado início ao tema na tarde de ontem (16).

A abordagem, desta vez, foi sobre a gestão extraprocessual, a maneira de administrar a unidade após a vigência do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “O objetivo é discutir as formas de gestão da vara, de modo a extrair do PJe aquilo a que ele se dispôs: maior celeridade”, resumiu o juiz Rafael Nogueira. Após uma breve reunião em grupos, os magistrados elencaram alguns dos procedimentos que passaram a adotar e as dificuldades que ainda enfrentam com a nova tecnologia.

A juíza titular da VT de Timbaúba, Ana Freitas, comentou que estrutura a pauta de iniciais e de audiências de instrução de acordo com as empresas. Para ela, isso economiza o tempo do magistrado, advogado e preposto, ao passo que possibilita uma produção em maior escala. O juiz Agenor Martins Pereira, titular da VT de Carpina, expôs que faz largo uso do Google Drive para organizar as pendências e se comunicar com a Secretaria.

As tarefas da 3ª VT de Jaboatão dos Guararapes permanecem segmentadas por carteiras, conforme ocorria com os processos físicos. Um dos benefícios da plataforma digital é que, agora, cada divisão fornece o despacho pronto, afirmou a titular Carmem Richlin. Dentre as dificuldades, a juíza titular da 8 ª VT do Recife, Andrea Keust, avaliou que muitas pessoas precisaram se adaptar ao novo modelo, reaprender a trabalhar, além disso, a dependência dos equipamentos eletrônicos ficou maior.

Após essa troca de ideias, o diretor da 3ª VT de Caruaru, Henrique Beça, explicou o uso de “caixas” e “agrupadores” do sistema PJe para auxiliar na administração de cada unidade. A programação da tarde é com a oficina Aspectos Práticos das Audiências Trabalhistas e do Novo CPC.

Confira a Programação completa.

Veja mais fotos do evento.

Serviço:

17º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados

16 a 20 de janeiro, das 9h às 16h30

Superintendência do Banco do Brasil, agência Rio Branco, Recife/PE

Notícia relacionada:

EJ6 inicia o 17º Módulo Concentrado de Aperfeiçoamento de Magistrados

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas