Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Memorial da Justiça do Trabalho recebe visita de alunos da UFPE

Chefe do Memorial, Marcília Gama (E), mostra acervo histórico aos alunos da UFPE

Na tarde dessa terça-feira (21), o Memorial da Justiça do Trabalho recebeu a visita dos alunos da turma de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Acompanhados pelo professor Tiago Nunes, os estudantes vivenciaram uma tarde de diálogos sobre o papel do Memorial na preservação da história e memória de luta da classe trabalhadora.

Os universitários puderam manusear, por exemplo, alguns Dissídios Coletivos sobre a greve dos professores em distintas épocas. A chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Marcília Gama da Silva, explicou que os estudantes, ao visualizar os documentos, tiveram uma ideia dos conflitos já travados pela categoria docente, incluindo a prisão dos professores, invasão no campus da Universidade Federal Rural e da Universidade Católica.

A turma, que não conhecia o Memorial, ficou impactada com a apresentação do espaço e da documentação, além da atualidade das discussões em torno das conquistas trabalhistas e da luta pela manutenção dos direitos alcançados, com destaque para o papel dos sindicatos dos professores nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Memorial da Justiça do Trabalho

O Memorial, inaugurado em 2009, é um espaço reservado à preservação da história do TRT-PE, através de documentos, mobiliário e fotografias que contam a trajetória do judiciário trabalhista em Pernambuco, com parte do acervo tombado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510 - Boa Viagem – Recife/PE

De terça a quinta, das 8hh às 14h

(81) 3326-8136 / memorial[at]trt6.jus[dot]br

www.trt6.jus.br/portal/conteudo/memorial

Veja mais fotos do encontro.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Sandra Gláucia