Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE inicia elaboração da política de responsabilidade socioambiental

Renatto Pinto e Dayse Mendes conduziram a oficina

Na tarde dessa quinta-feira (25), servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) participaram da oficina para elaboração da Política de Responsabilidade Socioambiental, na sala de Sessões do Pleno, na sede da instituição. O encontro, promovido pela Escola Judicial (EJ6), através da Seção de Capacitação e Aperfeiçoamento (SCAP), foi conduzido pelo chefe da Seção de Serviço Social, Renatto Pinto, e pela coordenadora de Licitações e Contratos, Deyse Mendes – membros da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-PE.

Os instrutores abriram a oficina explicando a necessidade de elaboração da referida política no âmbito do Regional, conforme exigência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através do Ato Conjunto 24/2014, que estabelece diretrizes, metodologia e cronograma de elaboração.

A segunda parte da oficina foi destinada a discutir propostas de diretrizes para o documento a partir dos seis eixos propostos pela Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental: Direitos Humanos, Práticas Internas de Trabalho, Meio Ambiente, Atendimento ao Usuário Cidadão, Práticas Leais de Operação, e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade.

Os participantes se dividiram em subgrupos para elaborar as propostas. Como resultado, foram sugeridas, entre outras ações: promover maior diálogo com a comunidade no entorno do Tribunal (a exemplo da comunidade Nossa Senhora do Pillar), incentivar a formação de sucessores nas unidades administrativas e judiciárias, avaliar a qualidade do atendimento nas varas trabalhistas para melhorar o atendimento ao usuário, e incentivar o compartilhamento de experiências e de boas práticas.

Mais uma oficina será realizada no dia 8 de junho, desta vez no Fórum Trabalhista do Recife, na Imbiribireira, e, oportunamente, uma videoconferência será destinada a ouvir os magistrados e servidores das varas do interior. As recomendações sugeridas nessas oficinas serão analisadas e incorporadas à minuta da Política, que será apresentada à Administração do Regional até o fim de agosto.