Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE incrementa o quadro de estagiários e contribui com a formação profissional de estudantes de diversas áreas

Sempre visando promover a formação profissional de estudantes, de forma a contribuir com sua experiência e entrada no mercado de trabalho, a Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) incluiu mais de suas unidades no Programa de Estágio da Seção de Extensão e Qualificação de Pessoal, ligada à Secretária de Gestão de Pessoas (SGEP).

O Posto Avançado de Sertânia, a 1ª Vara do Trabalho (VT) de Igarassu e as VTs de Araripina, Belo Jardim, Catende, Palmares, Pesqueira, São Lourenço da Mata e Barreiros devem receber, cada um, um estudante de Direito.

Também foram abertas em cada uma das VTs de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada uma segunda vaga para alunos de Direito, em razão de as unidades terem média anual superior a 1.500 processos recebidos – volume que proporciona mais aprendizado e vivência sobre a dinâmica e o funcionamento da primeira instância.

Novidade deste ano é que os gabinetes dos desembargadores passarão a ter um estudante, cuja seleção se dará pelo critério de maior antiguidade entre aqueles que estagiam no primeiro grau.

Na área administrativa, foram disponibilizadas vagas nos Núcleos de Comunicação Social (de Jornalismo) – que passou 15 meses sem estagiários devido aos cortes no orçamento de 2016 – e de Saúde, que vai reforçar o programa de ginástica laboral, caso sejam preenchidas as vagas, pois passará a contar com quatro alunos de Fisioterapia, ou seja, o dobro do número atual. O Cerimonial também poderá receber um estagiário de Relações Públicas.

“As vagas já existem legalmente nos quadros do Tribunal, mas o preenchimento delas depende ou de processo seletivo ou da cooperação de outros órgãos para cessão desses estudantes, – a depender do curso”, explica Cláudio Coelho, da Seção de Extensão e Qualificação de Pessoal.

Nova gestão Desde o início da administração do atual presidente, desembargador Ivan Valença, o TRT-PE já preencheu nove vagas. As unidades jurisdicionais que receberam estagiários foram a 1ª VT de Ribeirão, a 1ª VT de Nazaré da Mata e as VTs de Carpina, Garanhuns, Salgueiro e Vitória de Santo Antão – que ganharam o segundo estagiário por terem média anual superior a 1.500 processos.

Na área administrativa, passaram a contar com novos estagiários a Secretaria de Orçamento e Finanças (um estagiário de Ciências Contábeis) e a Coordenadoria de Engenharia de Manutenção (dois estagiários de Engenharia Civil), unidades que ficaram 15 meses fora do programa de estágio, em decorrência dos cortes no orçamento.

Texto: Mariana Mesquita

Arte: Simone Freire