Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Escola Judicial inicia curso para formação de conciliadores

A Escola Judicial (EJ6) do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), promoveu, nesta sexta-feira (20), o início do curso Formação de Conciliadores na Justiça do Trabalho. A ação integra o programa de aperfeiçoamento de magistrados e servidores, abordando teorias, métodos e técnicas atinentes ao universo da conciliação, forma eficiente e cada vez mais utilizada no Judiciário para promover uma composição, evitando ou diminuindo o tempo das disputas jurídicas.

Na modalidade presencial, o curso tem carga de 50 horas (sendo 35 horas de teoria e outras 15 de atividades práticas). Essa primeira aula, com o tema “Resolução Apropriada de Disputas: métodos e políticas públicas”, foi conduzida pelo desembargador Paulo Alcantara – que é graduado em Direito do Trabalho, pós-graduado em Formação de Educadores e mestre em Educação.

Dentre os conteúdos abordados: Fundamentos históricos e teóricos da Resolução Apropriada de Disputas; Conciliação, Mediação e Arbitragem; Métodos inominados; Conciliação e mediação: diferenças, princípios e fundamentos; Lei de Mediação; e Reforma Trabalhista – PLC 38/2017. O curso terá mais quatro encontros: as próximas aulas serão dias 27 de abril, e 4, 11 e 14 de maio, sempre na sala da Escola, no edifício-sede do Tribunal, das 9h às 17h.

Na unidade do bairro da Encruzilhada, a EJ6 ofereceu também, nessa quinta (19) e sexta (20), o curso Redação de Decisões Judiciais no Modelo de Precedentes, voltado para assistentes e assessores de magistrados. O instrutor foi o juiz do Regional Leandro Teixeira.