Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

16ª Semana de Museus: novas abordagens, novos públicos

Há 200 anos surgia o primeiro museu no Brasil: o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. De lá para cá, muita coisa mudou. O modo de interação dos museus com seu entorno, especialmente nos grandes centros urbanos, foi definitivamente impactado com o avanço da conectividade digital. Os museus, então, devem apostar em iniciativas que busquem, pela via tecnológica, se (hiper)conectar aos seus antigos e novos públicos. Investimentos em digitalização e preservação de acervos, desenvolvimento de sítios web interativos, presença nas redes sociais, uso de aplicativos e softwares para mediação são alguns dos caminhos.

Sob essa perspectiva, o Memorial da Justiça do Trabalho promove, no Recife, de 14 a 18 de maio, a 16ª Semana de Museus - evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano terá como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Durante a semana, haverá palestras, roda de diálogos, exposições e apresentação cultural.

Na programação estão confirmadas as exposições “Combate ao Trabalho Infantil” e “Dissídios Coletivos”; as palestras “A Importância do PJe na Prestação Jurisdicional”, com o desembargador Fábio André de Farias, e “A Poupança Educacional da Aprendizagem”, com o desembargador Paulo Alcantara; a oficina “História, Mídia e Oralidade”, com a professora da UFRPE e chefe do Núcleo de Gestão Documental do TRT-PE, Marcília Gama; e da performance cultural “O Cancioneiro Popular Sertanejo”, com o escritor e professor Eugênio Jerônimo; além da tarde de autógrafos, com o escritor Adriano Macena.

O evento conta com total apoio de realização e suporte do Ibram e toda a programação foi abonada pela presidente da Câmara Técnica de Gestão da Memória e Pesquisa e diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), desembargadora do TRT-PE Eneida Melo Correia de Araújo.

As inscrições são gratuitas e para participar basta enviar dados como nome e telefone de contato para o email: memorial[at]trt6.jus[dot]br. O evento confere certificado de participação, de 12 horas, sendo exigidos pelo menos 75% de frequência nas atividades.

Confira a Programação. (.odt 400.59 KB)

Memorial

O Memorial da Justiça do Trabalho é um espaço reservado à preservação da história do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), com documentos antigos, mobiliário e fotografias. Criado em 2009, o Memorial é uma instituição cultural que promove, sem fins lucrativos, a guarda de acervo que conta a trajetória da Justiça do Trabalho no Estado, desde sua criação em 1946, garantindo a preservação e o conhecimento desse rico material para a sociedade.

Serviço:

16ª Semana de Museus

14 a 18 de maio, das 8h às 17h

Memorial da Justiça do Trabalho (Av. Eng. Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem)

Inscrições: memorial[at]trt6.jus[dot]br

Informações: (81) 3326.8136