Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Oficina de culinária ensina a preparar “carne” com casca de banana

“Carne” feita com casca de banana. Quebrar velhos paradigmas foi a grande lição para os participantes do workshop “Culinária Sustentável: comida de verdade”, realizada durante a tarde da segunda-feira (4), primeiro dia da programação da Semana do Meio Ambiente no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

Na sala de aulas da Escola Judicial (EJTRT6), na sede do TRT-PE, a chef Daniele Santos, especializada em culinária vegetariana e alimentação sustentável, ensinou a fazer uma caponata (prato siciliano tradicionalmente à base de beringela) de casca de banana desfiada, temperada com muitas especiarias. Na oportunidade, a turma degustou e se surpreendeu – positivamente – com o sabor.

Enquanto preparava a caponata, Daniele deu dicas simples de sustentabilidade, como implementar na rotina diária o hábito de levar sempre consigo seus próprios talheres, copo, sacolas retornáveis e até mesmo vidrinhos para armazenamento de alimentos diversos, na hora de comprar suprimentos no mercado. “Incorporar essa prática ao meu dia a dia me fez eliminar em cerca de 90% o consumo de recipientes e sacolas plásticas”, ressaltou a profissional, chamando a atenção para a grande quantidade de plástico que se acumula na natureza em decorrência das nossas atitudes automáticas, a exemplo de utilizar em demasia sacolas de supermercado ou copos descartáveis.

Para o servidor Gilmar Soares, lotado no Núcleo de Comunicação Social do TRT-PE, o curso provocou os alunos a analisar as consequências na coletividade de suas ações pessoais: “Foi uma oportunidade de fazer uma autoavaliação dos nossos hábitos alimentares e o impacto das nossas escolhas pessoais para o meio ambiente”, destacou.

A chef também falou do aproveitamento máximo dos alimentos, inclusive com o uso da compostagem – técnica usada para manipular a decomposição de orgânicos e obter um material rico em nutrientes minerais que pode servir de fertilizante natural, além de contribuir para a diminuição do descarte de restos de alimentos – e da coleta seletiva de lixo. No final da aula, foram sorteadas entre os alunos três compotas das receitas ensinadas na oficina: a própria caponata e um mousse de banana com cacau 100%.

Mais fotos no flickr do Tribunal

Texto: Mariana Mesquita

Fotos: Elysangela Freitas