Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Última semana para participar da consulta pública sobre metas da Justiça do Trabalho para 2019

A consulta pública sobre a Proposta Inicial de Metas Nacionais (PIME) do Poder Judiciário para 2019, promovida pelo o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), esta na última semana. Os interessados em participar do processo de definição das metas para o próximo ano têm até domingo (24) para expressarem suas opiniões.

O objetivo da pesquisa é coletar a opinião de magistrados, servidores, associações de classe e da sociedade em geral com relação às perspectivas de resultados de desempenho da Justiça do Trabalho para o próximo ano. 

Para participar, basta acessar o formulário e responder as perguntas propostas, que versam sobre as Metas Nacionais e Metas Específicas para a Justiça do Trabalho, além de espaço para proposição de novas metas. Com a consulta, busca-se tornar o processo de formulação das Metas mais democrático e participativo e, assim, torná-lo mais transparente e possibilitando maior envolvimento das pessoas.

Participe da consulta pública.

As Metas Nacionais

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade. Elas foram traçadas pela primeira vez em 2009, resultantes de acordo firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os presidentes dos tribunais.

Tradicionalmente as Metas Nacionais são votadas e aprovadas pelos presidentes dos tribunais no Encontro Nacional do Poder Judiciário - ENPJ, evento organizado pelo CNJ que ocorre anualmente e que reúne a alta administração dos tribunais brasileiros. 

Nos últimos anos, o Conselho vem incrementando medidas que visam democratizar a gestão no Poder Judiciário, com o intuito de promover maior participação dos atores que executam diretamente as metas. Em 2016, foi instituída a Resolução CNJ n. 221, que apresenta princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário e das Políticas Nacionais do CNJ.