Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Programação da 12ª Primavera dos Museus no TRT-PE

Ilustração com texto "Celebrando a educação em museus. 12ª Primavera dos Museus. 17 - 23 set. Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco"

O Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, do Tribunal Regional do Trabalho a 6ª Região (TRT-PE), participa da 12ª Primavera dos Museus entre 17 e 21 de setembro, promovendo palestras, debates, apresentações e lançamentos de livros em sua sede, na Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, Recife-PE. Para inscrever-se basta enviar e-mail para memorial[at]trt6.jus[dot]br com nome completo e telefone. Os eventos são gratuitos, assim como os certificados de participação. Confira abaixo a programação:

Dia 17 – segunda-feira

14h às 15h

Oficina Educando em Museus: A atividade tem como facilitadora a Chefe de Seção Acadêmica e Apoio Pedagógico da Escola Judicial do TRT-PE, Ana Elizabeth Japiá Mota;

15h30 às 16h30

Atividade voltada à campanha contra o trabalho infantil: A museóloga Marília Falcão e o pedagogo Marcos Gomes, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tratam do combate ao trabalho infantil de forma lúdica, com leitura de gibi e exibição de uma animação para os alunos da Escola Lions Boa Viagem e demais pessoas presentes. Mediação da servidora do Memorial do TRT-PE, Sandra Gláucia Melo.

Dia 18 – terça-feira

14h às 16h

Roda de diálogos: Palestra a importância do Conhecimento Arquivístico para a Gestão Documental e Memória do Judiciário Trabalhista com o doutor em Documentação e professor da Universidade Estadual da Paraíba, Josemar Henrique de Melo, e palestra a Pesquisa no Acervo da Justiça do Trabalho e sua importância para a historiografia, com o mestrando da Universidade Federal da Paraíba Ademir Bezerra de Melo Júnior, seguidas por debate com a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT-PE e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcília Gama.

Dia 19 – quarta-feira

14h às 17h

Palavras de Boas Vindas com os desembargadores do TRT-PE Ivan de Souza Valença Alves (presidente), Eneida Melo Correia de Araújo e Nise Pedroso Lins de Sousa (diretora da Escola Judicial);

15h às 15h40

Palestra O Museu enquanto Educador: um elo entre as gerações: conferência ministrada pelo desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara.

Dia 20 – quinta-feira

14h

Apresentação Contos e Casos do Cancioneiro Popular: O poeta e servidor do TRT-PE, Eugenio Jerônimo, mistura humor e poesia nessa performance.

14h às 17h

Lançamento do livro A Saideira – Breve história Cultural da cerveja de autoria de Adriano Marcena: o premiado escritor pernambucano lança obra em que trata da história dessa bebida, tão presente nas confraternizações e no paladar;

Lançamento do livro de poesias Noites Claras de autoria de Geovania Maria Freitas: A também premiada escritora divide a atividade literária com o cargo de oficiala de justiça do TRT-PE;

Lançamento do livro Gritam os Muros – Pichações e Ditadura Civil-Militar no Brasil: com base em pesquisa histórica, o autor Thiago Nunes Soares aborda o papel das pichações como representação da resistência política.

Dia 21 – sexta-feira

9h às 12h

Abertura de Dia dedicado à acessibilidade com a coordenadora executiva da Comissão de Acessibilidade do TRT-PE, Sheyla Bello Madeiro. As atividades terão mediação da servidora do Memorial do TRT-PE, Sandra Gláucia Melo.

Palestra A Experiência do TRE e os Avanços na Acessibilidade: A coordenadora da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Liziane Oliveira Maggi, ministrará a conferência;

Palestra A Experiência de Acessibilidade do Memorial Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): A doutoranda em História, chefe do Memorial do TJPE e secretária da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJPE, Mônica Pádua, apresenta o tema;

14h às 16h

Exposição das obras da artista plástica Suellen Gomes da Silva;

Performance em homenagem à acessibilidade:  Apresentação da instrumentista e cantora Ketyanne Barros dos Santos.

Apresentação de poemas com Leilane Coutinho

Primavera dos Museus: Esse evento ocorre anualmente em diversos circuitos pelo o país, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta 12ª edição é Celebrando a Educação em Museus.

Serviço:

12ª Primavera dos Museus

Data: 17 a 21 de setembro

Local: Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, Recife-PE

Inscrições: Enviando e-mail para memorial[at]trt6.jus[dot]br, com nome e telefone

Mais informações: (81) 3326.8136 e memorial[at]trt6.jus[dot]br.