Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Memorial do TRT-PE debate importância da gestão documental para a Justiça do Trabalho

Até sexta-feira (21), o Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), está realizando a 12ª Primavera dos Museus, promovendo palestras, debates, apresentações e lançamentos de livros. Nessa terça-feira (18), segundo dia do evento, o público presente pôde conferir duas educativas palestras.

Com o tema “A Importância do Conhecimento Arquivístico para a Gestão Documental e Memória do Judiciário Trabalhista”, o professor de Ciência da Informação e Documentação da Universidade Estadual da Paraíba, Josemar Henrique de Melo, falou sobre a gestão documental, afirmando que a base dos repositórios de memória são os arquivos. O docente destacou a importância da preservação e o cuidado com as coleções, apresentando algumas soluções cabíveis que podem ser utilizadas para que não ocorra ao acervo trabalhista o mesmo destino do Museu Nacional. Nesse aspecto, falou como o descaso é a principal causa dos desastres no patrimônio. Ele finalizou a exposição, parabenizando o TRT-PE pela forma como vem cuidando do seu acervo e a responsabilidade de ter sido o primeiro tribunal trabalhista no Brasil a receber o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Em seguida, o mestrando em História pela Universidade Federal da Paraíba Ademir Melo ressaltou a “Pesquisa no Acervo da Justiça do Trabalho e sua Importância para a Historiografia”, tema do seu trabalho de mestrado, cuja investigação se embasa no acervo dos processos da Justiça do Trabalho, evidências de flagrantes de violência no campo documentadas nos autos. O discente conclui sua palestra fazendo um convite ao público presente, no sentido de que visitem o acervo e conheçam o excelente conjunto documental.

O evento continua nesta quarta (19), com a palestra “O Museu enquanto Educador: um elo entre as gerações”, que será ministrada pelo desembargador Paulo Alcantara, e contará com a presença dos desembargadores Ivan de Souza Valença Alves (presidente), Eneida Melo Correia de Araújo e Nise Pedroso Lins de Sousa (diretora da Escola Judicial).

Fonte/Fotos: Memorial da JT