Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargadores do TRT6 prestigiam terceiro dia de Primavera dos Museus

Alunos da Escola Porto Digital também participaram da programação

Dando sequência à 12ª Primavera dos Museus no Memorial da Justiça do Trabalho, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, falou sobre a importância da preservação histórica das lutas e da vida dos trabalhadores do estado, com o acervo de quase 80 anos mantido pelo Memorial. Em contrapartida, destacou o triste incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com perda de 20 milhões dos seus arquivos.

Logo em seguida, a diretora da Escola Judicial do TRT6 (EJ6), desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, parabenizou os organizadores do evento e destacou os esforços do Memorial e também da EJ6 para dividir conhecimentos. E a desembargadora Eneida Melo, grande defensora da preservação da história da Justiça do Trabalho, conforme o presidente Ivan Valença e a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória, Marcília Gama da Silva, deu as boas-vindas aos presentes e registrou: “Espero que esse momento seja proveitoso para nós todos, porque também vamos aprender com vocês”.

O desembargador Paulo Alcantara começou um diálogo com os estudantes do Ensino Médio da Escola Porto Digital, que vieram prestigiar o evento, para adentrar na temática de sua palestra: “O Museu enquanto Educador: um elo entre as gerações”. E coube a Marcília Gama discorrer sobre a importância do acervo do Memorial, registrando que ele já foi utilizado em cinco teses de doutorado, 24 dissertações de mestrado, em livros e várias publicações acadêmicas nacionais e internacionais.

A Primavera dos Museus segue até a sexta-feira (21), confira o programa:

Dia 20 – quinta-feira

14h

Apresentação Contos e Casos do Cancioneiro Popular: O poeta e servidor do TRT-PE, Eugenio Jerônimo, mistura humor e poesia nessa performance.

14h às 17h

Lançamento do livro A Saideira – Breve história Cultural da cerveja de autoria de Adriano Marcena: o premiado escritor pernambucano lança obra em que trata da história dessa bebida, tão presente nas confraternizações e no paladar;

Lançamento do livro de poesias Noites Claras de autoria de Geovania Maria Freitas: A também premiada escritora divide a atividade literária com o cargo de oficiala de justiça do TRT-PE;

Lançamento do livro Gritam os Muros – Pichações e Ditadura Civil-Militar no Brasil: com base em pesquisa histórica, o autor Thiago Nunes Soares aborda o papel das pichações como representação da resistência política.

Dia 21 – sexta-feira

9h às 12h

Abertura do dia dedicado à acessibilidade, com a coordenadora executiva da Comissão de Acessibilidade do TRT-PE, Sheyla Bello Madeiro. As atividades terão mediação da servidora do Memorial do TRT-PE, Sandra Gláucia Melo.

Palestra A Experiência do TRE e os Avanços na Acessibilidade: A coordenadora da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Liziane Oliveira Maggi, ministrará a conferência;

Palestra A Experiência de Acessibilidade do Memorial Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): A doutoranda em História, chefe do Memorial do TJPE e secretária da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJPE, Mônica Pádua, apresenta o tema;

14h às 16h

Exposição das obras da artista plástica Suellen Gomes da Silva;

Performance em homenagem à acessibilidade: Apresentação da instrumentista e cantora Ketyanne Barros dos Santos.

Apresentação de poemas com Leilane Coutinho

Primavera dos Museus: Esse evento ocorre anualmente em diversos circuitos pelo país, sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta 12ª edição é Celebrando a Educação em Museus.

Serviço:

12ª Primavera dos Museus

Data: 17 a 21 de setembro

Local: Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510, Boa Viagem, Recife-PE

Inscrições: Enviando e-mail para memorial[at]trt6.jus[dot]br, com nome e telefone

Mais informações: (81) 3326.8136 e memorial[at]trt6.jus[dot]br.

Mais fotos no Flickr do Tribunal.

Texto: Helen Falção

Fotos: Leonardo Machado