Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE inaugura fórum de Igarassu

Com construção do prédio, o Tribunal vai economizar recursos

Na tarde dessa terça-feira (6), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou a inauguração do prédio do Fórum Walfrido Uchoa, em Igarassu, onde passam a funcionar as duas varas trabalhistas do município.

O novo prédio, erguido segundo a legislação de acessibilidade vigente, tem uma área construída de 775m2, com espaços amplos para as duas VTs e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), já criado e a ser instalado. O fórum conta também com um estacionamento interno, para 26 vagas, e outro externo, com capacidade para 27 veículos, disponibilizado para advogados e partes.

Acessibilidade garantida no novo ambiente

Ao discursar, durante a cerimônia de inauguração, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, lembrou as palavras do padre Antônio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras” e destacou o trabalho integrado desenvolvido pelas diversas unidades do Regional na realização da obra.

Presidente Ivan Valença discursa durante a cerimônia 

O presidente agradeceu o empenho dos juízes Ibrahim Alves e Fernando Cabral, titulares das varas do município, o que garante os destacados resultados das duas unidades. Assinalou ainda o desembargador que o empreendimento vai trazer uma grande economia ao orçamento do Tribunal, uma vez que não terá mais despesas com aluguel para funcionamento das VTs. “A realização se insere nos modernos conceitos da Administração Pública: maior produtividade com menos custo”, sublinhou.

Representando o Fórum de Igarassu, o titular da 2ª Vara, juiz Fernando Cabral Filho, enfatizou a firme tomada de decisão do TRT-PE, à época sob a presidência da desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, para a construção da nova sede, apesar dos drásticos cortes orçamentários a que o Judiciário Trabalhista foi submetido no ano de 2016.

Juiz Fernando Cabral Filho, titular da 2ª Vara

Discursou ainda a presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho, que ressaltou a pioneirismo das unidades judiciárias trabalhistas do município de Igarassu, onde o TRT-PE inaugurou o Processo Judicial eletrônico (PJe), em 2012. “O esforço da Administração ajuda a dignificar e consolidar a Justiça do Trabalho”, afirmou a magistrada. 

Presidente da Amatra6, juíza Laura Botelho

Neto de Walfrido Uchoa, que dá nome ao fórum, Guilherme Uchoa Júnior agradeceu a homenagem prestada ao ex-advogado, juiz de direito e político. “Trata-se de um momento ímpar, de grande felicidade”, destacou Guilherme, emocionado.

Guilherme Uchoa Júnior agradeceu a homenagem prestada ao avô

A jurisdição do Fórum de Igarassu inclui, além do município, Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba.  As duas varas receberam em 2017 o total de 2.601 processos novos e em 2018 (números computados até 30 de setembro), 1.432 novas ações.

Juízes Ibraim Alves e Fernando Cabral e desembargador Valdir Carvalho no descerramento da placa

Des. Ivan Valença e deputado estadual eleito Guilherme Uchoa Jr. cortam a fita de inauguração

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, o desembargador vice-presidente, Valdir Carvalho, Guilherme Uchoa Júnior, deputado estadual eleito para a próxima legislatura, e os juízes Ibrahim Alves e Fernando Cabral.

Estiveram presentes ao evento a desembargadora Eneida Melo, os desembargadores aposentados Ivanildo Andrade, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, André Genn e Valéria Gondim, o juiz auxiliar da Presidência, Saulo Bosco, e o juiz auxiliar da Corregedoria, Gilvanildo Lima. O prefeito da cidade, Mário Ricardo, o gerente do Banco do Brasil, Henrique Barros, Sílvia Nogueira (tesoureira da OAB-PE, representando o presidente Ronie Preuss), diretores administrativos e servidores do Tribunal também prestigiaram a inauguração.


Texto: Eugenio Jerônimo

Fotos: Mariana Mesquita


Notícias relacionadas:

Juiz titular e diretor de secretaria da 1ª VT de Igarassu acompanham obras de novo Fórum

Construções dos fóruns de Goiana e Igarassu podem ser concluídas antes do prazo

Presidente acompanha andamento das obras dos novos fóruns de Igarassu e Goiana