Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores brilham no espetáculo Tem Arte no TRT-PE

Fotografia de Hélio Donato cantando (veste calça cinza, camisa de retalhos coloridos e chapéu), ao fundo banda com Teles Jr ao violão e outros músicos no contra-baixo, bateria, acordeom e percussão

Hélio Donato mostrou músicas de sua autoria

“Hoje vamos ter a visão dos talentos dos servidores”, convidou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, na abertura do espetáculo Tem Arte no TRT-PE, com shows de música, dança, poesia e artes cênicas, além de exposição de pinturas e fotografias, tudo comandado pelos servidores da casa. O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira (13), no Teatro Marco Camarotti, no SESC de Santo Amaro.

Em seu discurso, o presidente Ivan Valença expressou que ao longo de seus 34 anos no Tribunal – primeiro como servidor e, em seguida como magistrado e passando pelos cargos de gestão de corregedor e presidente – pôde presenciar o trabalho e o comprometimento dos servidores com a Justiça do Trabalho e o jurisdicionado, mas o Tem Arte no TRT-PE traz uma oportunidade de conhecer o lado B desses profissionais, o de talentosos artistas.

Fotografia de pessoas sentadas na plateia

Magistrados e servidores se divertiram durante as apresentações 

No hall de entrada do teatro, ficaram expostas as pinturas de Célia Campello (Diretoria Geral), Dirce Camargo (Núcleo de Contratos) e Fabiano Marques (Núcleo de Licitações e Compras Diretas), bem como das fotografias de Elysangela Freitas (Núcleo de Comunicação Social).

Coube à servidora da 5ª Vara do Trabalho (VT) do Recife Charlane Florêncio chamar as atrações. A primeira foi o poeta e servidor do Núcleo de Comunicação Social, Eugenio Jerônimo, que arrancou risadas da plateia com um fragmento do seu “Sertão Profundo”, texto de sua autoria que fala sobre a sociedade do Sertão pernambucano, através de versos. Em seguida, Karla Vasconcelos, da Secretaria-Geral da Presidência, do Recife, e seu parceiro de dança Adriano Barros fizeram uma apresentação de tango, coreografado por Fabiano Silva.

Se o espetáculo começou com risadas, o monólogo comovente Ventre e Velas – fragmento de O Capataz de Salema, de Joaquim Cardozo – interpretado pela chefe da Seção Acadêmica e Apoio Pedagógico da Escola Judicial,  Ana Elizabeth Japiá, fez rolarem algumas – ou muitas – lágrimas entre os presentes.

Fotografia de Ana Elizabeth Japiá, em momento de interpretação

Ana Elizabeth encarna personagem de Joaquim Cardozo 

O cantor, violonista e assistente administrativo da Coordenadoria de Engenharia de Manutenção, Gibson Queiroz, foi a primeira atração musical, iniciando com Chico Buarque e dando seguimento com a performance que chamou de “Ode ao Brasil”, com composições de João Bosco, Ari Barroso e Gonzaguinha. O também violonista Teles Júnior, da 15ª Vara do trabalho do Recife, e banda formada por Jean Elton (baixo acústico), Pita (bateria), Teles (violão), Lusico (acordeom) e Cristiano Ferraz (percussão) deram seguimento à parte musical.

As três canções iniciais foram instrumentais, depois os cantores do Tribunal subiram ao palco, sucessivamente: Patrícia Solis, do Gabinete da desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, interpretando samba e bossa nova; Carlindo de Calazans (aposentado) cantando Waldick Soriano; Alveny Neri, da Seção de Administração de Benefícios, que caracterizada de Carlitos (personagem de Charles Chaplin) entoou a música de João Bosco e Aldir Blanc, uma clássico na voz de Elis Regina, O bêbado e o equilibrista; Ednildo Senna (aposentado), com Anísio Silva; e Telma Andrade (aposentada) foi de samba e Jovem Guarda.

Fotografia de cinco pessoas cantando em cima de um palco, ao fundo, banda

Alveny, Sena, Calazans, Patrícia Solis, Teles (violão) e Telma Andrade, talentos do TRT reunidos

Toinho de Surubim (aposentado) trouxe o forró, ele foi acompanhado por um regional. Já o diretor da 1ª VT de Ribeirão, Hélio Donato, cantou um xote e um frevo de sua autoria, além de uma música de Petrúcio Amorim. O frevo tomou conta do palco no encerramento do espetáculo, os passistas Ferreirinha, da Seção de Registro e Controle Patrimonial; Elysangela Freitas, do Núcleo de Comunicação Social; e Samuel Guerra, da 19ª VT do Recife.

Houve, ainda, homenagens à desembargadora Gisane Barbosa de Araújo e ao filho de Alveny Neri, Rafael, que aniversariavam no dia. O Tem Arte no TRT-PE nasceu justamente na presidência da desembargadora Gisane Araújo, em 2016, e concluiu sua terceira edição.  Também compareceram o vice-presidente, desembargador Valdir Carvalho, e a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo, além de vários servidores, familiares e amigos.

O Tem Arte no TRT-PE recebeu o apoio da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Astra6), da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (AAPJUSTRA) e do Centro Cultural Paulo Cabral de Melo, representados, respectivamente, por José Paulo da Silva (presidente da Astra6), Ednildo Senna e Telma Andrade.

 Mais fotos no Flickr do TRT-PE

Texto: Helen Falcão

Fotos: Mariana Mesquita, Helen Falcão e Simone Freire