Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

O futuro do trabalho e a ética nas relações laborais em debate na Jornada Institucional

Palestrante gesticulando frente à plateia

Juiz Henrique Tavares palestrou sobre novas tecnologias

No terceiro dia de programação da Jornada Institucional, evento promovido pela Escola Judicial (EJ6), os magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), puderam conferir mais duas interessantes explanações, na manhã desta quarta-feira (16).

Na palestra “Indústria 4.0: impactos no futuro do trabalho”, o vice-diretor da Escola Judicial do TRT13(PB), juiz Paulo Henrique Tavares da Silva, abordou as megatendências tecnológicas, como nanotecnologia, internet das coisas, inteligência artificial e computação em nuvens, com as consequências no mundo laboral, que podem passar por aumento da produtividade, mas também pela desvalorização do trabalho humano, desemprego e declínio de algumas profissões tradicionais.

Juíza Andréa Keust no púlpito fala ao microfone

Bioética foi tema da palestra conduzida pela juíza Andréa Keust

Em seguida, conduzida pela juíza do TRT-PE Andréa Keust Bandeira de Melo, a palestra “Ética e Bioética nas Relações de Trabalho”, trouxe reflexões sobre as modificações genéticas com experiências históricas em busca do ser humano perfeito e os dilemas que envolvem essa ciência, como a criação de armas biológicas a partir de criação de células artificiais. É aí que entra a Bioética, segundo a magistrada, para controle mais rigoroso desses procedimentos.

À tarde, a capacitação continua com as palestras “A Reconfiguração do Direito do Trabalho a Partir das Redes Sociais Digitais”, com os magistrados do TRT3(MG) desembargador José Eduardo de Resende Chaves Junior e o juiz Geraldo Magela; e “A Exigência de Formulação de Pedidos Líquidos”, com o juiz do TRT23(MT) André Araújo Molina.

Plateia composta por desembargadores e juízes

A Jornada Institucional é um curso de formação continuada exclusivo para desembargadores e juízes do TRT-PE, que está sendo realizado no auditório do RioMar Trade Center, no bairro do Pina, Recife. Até sexta-feira (18), o evento conta com a participação de profissionais de diferentes áreas acadêmicas abordando temas relevantes ao Judiciário. Confira a programação completa.

Veja mais imagens do evento.

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas