Valéria Gondim Sampaio

Natural de Presidente Bernardes (SP), Valéria Gondim Sampaio concluiu a graduação na Faculdade de Direito do Recife/Universidade Federal de Pernambuco, em 1982. Após aprovação em concurso para a magistratura, tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região como Juíza do Trabalho Substituta, no ano de 1987. Pelo critério de antiguidade foi promovida, em 1988, a Juíza Titular da Vara Trabalhista de Pesqueira. Exerceu ainda a titularidade nas seguintes Varas do Trabalho: Belo Jardim, Goiana, Limoeiro, São Lourenço da Mata, 1ª JCJ de Olinda, e 16ª do Recife.

Em 2002, a magistrada passou a integrar o segundo grau de jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, havendo sido promovida a desembargadora pelo critério de antiguidade.

No período de 2010 a 2013, a desembargadora foi a primeira gestora regional do Programa Trabalho Seguro em Pernambuco, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Valéria Gondim recebeu do TRT-PE, em 2001, a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário. Também foi agraciada, em 2014, com a Medalha Marechal Trompowsky e o Diploma da Cruz de Cavaleiro, comendas da Ordem do Mérito Instituto dos Docentes do Magistério Militar.

A desembargadora integrou a Comissão de Regimento interno do TRT-PE no biênio 2015-2016 e atualmente compõe a 1ª Turma do Regional, da qual já foi presidente.